Instalação do TRF3 – No dia 30 de março, acontece a Sessão de Instalação do Tribunal Regional Federal da 3.ª Região, que engloba os Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, no ano seguinte ao de sua criação pela Constituição Federal de 1988. A solenidade é realizada na sede, localizada no Edifício Saldanha Marinho, na Rua Líbero Badaró n.º 39, região central da capital paulista.
Primeira composição – Na inauguração, tomaram posse os magistrados: Milton Luiz Pereira (Presidente), Homar Cais, Américo Lourenço Masset Lacombe, Sebastião de Oliveira Lima, Jorge Tadeo Flaquer Scartezzini, Ana Maria Goffi Flaquer Scartezzini, José Kallás, Márcio José de Moraes, Anna Maria Pimentel, Fleury Antonio Pires, Lucia Valle Figueiredo Collarile, João Grandino Rodas, Rômulo de Souza Pires, Diva Prestes Marcondes Malerbi, Celio Benevides de Carvalho, Aricê Moacyr Amaral Santos, Pedro Rotta e Edgard Silveira Bueno Filho.
Primeira Sessão Judicial – No dia 26 de abril, é realizada a primeira sessão de julgamento com todos os juízes integrantes do TRF3. São instituídas quatro Turmas de Julgamento com quatro juízes cada e duas Seções especializadas. Em setembro, ocorre o primeiro concurso público de servidores do Tribunal.
Collor é eleito – Fernando Collor de Mello se torna o presidente mais jovem da história do país, ao vencer a primeira eleição direta no Brasil após a ditadura militar.
Tragédia no Réveillon – Durante as comemorações do Ano Novo de 1989, o barco “Bateau Mouche” naufraga na Bahia de Guanabara, no Rio de Janeiro, poucos minutos antes da meia-noite. O acidente resulta em 55 pessoas afogadas.
Luta pela paz – No mês de maio, estudantes chineses insatisfeitos com o governo vão às ruas de Pequim para protestar. No dia 5 de junho, acontece um dos momentos mais marcantes do século XX: o estudante Wang Weilin se põe à frente de um comboio de tanques, fazendo com que parassem.
Cai o muro de Berlim – Após 28 anos demarcando a fronteira entre a Alemanha Oriental e a Alemanha Ocidental, o maior símbolo da guerra fria é derrubado.