1996

TRF3

Decisões sobre perseguidos pela Ditadura Militar – TRF3 concede indenizações a famílias de dois presos políticos mortos na Ditadura. No caso do economista João Baptista Franco Drummond, militante do PC do B, falecido em 1976, o Tribunal rejeita a argumentação da defesa de que ele morrera por atropelamento, ao tentar fugir de agentes de segurança. A Sexta Turma acolheu a tese das autoras (esposa e filhas do militante) de que sua morte ocorrera no DOI-CODI. No mesmo ano, a família do capitão Carlos Lamarca requer, em ação judicial, promoções e direitos adquiridos com a Lei da Anistia. Em votação unânime, a Segunda Turma do TRF3 manda incluir no cálculo da pensão o tempo que transcorreu entre a deserção do Exército e a morte do guerrilheiro, em 1971.

Brasil e o Mundo

PC Farias é assassinado - O tesoureiro da campanha do ex-Presidente Fernando Collor, Paulo César Farias, é encontrado morto em sua casa, com um tiro no peito, ao lado da namorada. Farias era acusado por Pedro Collor de Mello, irmão do Presidente da República, de ser o testa de ferro em diversos esquemas de corrupção que passaram a ser descobertos e investigados.

Explosão no Shopping Center - O vazamento de gás no Osasco Plaza Shopping, na região metropolitana de São Paulo, provoca uma explosão que destrói mais de 40 lojas, causa a morte de 42 pessoas e deixa centenas de feridos.

Adeus aos "Mamonas Assassinas" – Na noite do dia 2 de março, a queda de um avião na Serra da Cantareira mata os cinco integrantes da banda "Mamonas Assassinas". Em uma carreira meteórica, eles foram responsáveis por uma das maiores vendagens de disco no Brasil.