2016

TRF3

1.º em Governança – O TRF3 fica em primeiro lugar no diagnóstico de Governança da Justiça Federal, segundo levantamento realizado pelo CJF, entre os 33 órgãos que compõem a Justiça Federal.

Audiências de Custódia – Em parceira com o CNJ, o TRF3 dá início à realização das audiências de custódia em todas as subseções judiciárias de São Paulo e de Mato Grosso do Sul. O projeto prevê apresentação de toda pessoa presa em flagrante delito à autoridade judicial, no prazo de 24 horas.

Sustentação por Videoconferência – A Segunda Turma realiza o primeiro julgamento com sustentação oral de um advogado por videoconferência, no TRF3. Ele fez a defesa dos réus a partir do Fórum Federal em Tupã/SP, em uma ação penal.

Primeira Sessão de Julgamento Virtual – A Segunda Turma do TRF3 realiza a primeira sessão de julgamento virtual no âmbito da Justiça Federal, quando foram julgados, por meio eletrônico, 355 ações.

Núcleo de Cidadania – A Central de Conciliação de Guarulhos lança o PRORREST – Programa de Ressocialização de Réus Estrangeiros, que busca dar condições mínimas de sobrevivência a réus estrangeiros em liberdade provisória ou em cumprimento de penas alternativas.

Brasil e o Mundo

Obama em Cuba – O Presidente americano Barack Obama chega a Cuba no dia 20 de março, para histórica visita de três dias. É a primeira vez que um Presidente dos Estados Unidos visita o país, em 88 anos.

Olimpíadas no Rio – Cercados de muita polêmica, os Jogos acabam caindo no gosto da população e agradam à maioria dos visitantes. Com 19 medalhas - sete ouros, seis pratas e seis bronzes - o Brasil encerra a Rio 2016 no 13.º lugar.

Impeachment – Em 31 de agosto, Dilma Rousseff perde o cargo de Presidente da República, após três meses de tramitação do processo de impeachment, iniciado no Senado. O resultado da votação em plenário é de 61 votos a favor e 20 contra o impedimento.

Presidente dos EUA – Com um resultado inesperado, Donald Trump é eleito o 45.º Presidente dos Estados Unidos. A vitória do republicano sobre a democrata Hilary Clinton contraria pesquisas de intenção de voto e projeções de grandes jornais americanos.