2020

TRF3

Justiça em teletrabalho – Para enfrentar a pandemia, a Justiça Federal da 3ª Região ingressou de maneira integral no ambiente virtual, com 100% de seus magistrados e servidores em teletrabalho, realizando audiências e sessões de julgamento virtuais pelo sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe).

O resultado foi uma ampla produtividade: de 20 de março a 20 de maio, a Justiça Federal da 3ª Região editou 630,5 mil atos e contabilizou mais de 6,5 milhões de movimentos processuais realizados por seus servidores. Foram 397,6 mil despachos, 124,5 mil decisões e 108,3 mil sentenças e acórdãos.

Além disso, a 3ª Região priorizou casos relacionados ao Covid-19, com a criação de uma plataforma interinstitucional de conciliação, que busca dar respostas em até 48 horas sobre demandas relacionadas à pandemia.

Brasil e o Mundo

Pandemia Covid-19 – O mundo enfrenta a pandemia causada pelo Coronavírus SARS-CoV-2, conhecida como Covid-19. Trata-se de uma doença cujos sintomas variam de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. O vírus foi identificado pela primeira vez em 31 de dezembro de 2019, na China, e rapidamente se espalhou pelo planeta. Em maio de 2020, o mundo já registrava 5,9 milhões de infectados e 357 mil mortos. O Brasil chegou a ultrapassar mil mortes por dia.

A pandemia fechou fronteiras e restringiu a circulação de pessoas. O mercado de trabalho teve que repensar novas formas de distribuir mercadorias e serviços, com a migração imediata de muitas organizações a plataformas digitais. Governantes de todos os países buscam formas de combater o vírus e amenizar a crise econômica e o desemprego. No Brasil, acirram-se os ânimos políticos e o Judiciário é acionado a combater também fake News, que atrapalham o combate a pandemia.