Pop Rua Jud Sampa O 1º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua da Cidade de São Paulo - Pop Rua Jud Sampa, coordenado pelo TRF3, atendeu mais de 8 mil pessoas entre os dias 15 e 17/3/2022, na Praça da Sé, em São Paulo/SP. O evento reuniu 40 instituições públicas e organizações da sociedade civil. Houve atendimento nas áreas de assistência social, expedição de documentos, orientação jurídica, cadastro e atualização em programas sociais; requerimentos de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social, oportunidades de emprego, orientações sobre os direitos humanos, das mulheres, LGBTQIA+, imigrantes e egressos do sistema penitenciário. Na área da saúde, foram realizadas testagem rápida de HIV, sífilis e hepatite; aferição de pressão arterial; orientação para diabetes, tuberculose, álcool e drogas; saúde bucal; cortes de cabelo; maquiagem; entre outros. Também foram aplicadas 300 doses de vacina contra Covid-19 (1ª, 2ª e reforço) e distribuídas vestimentas, produtos de higiene e 10,2 mil marmitas. O “Pop Rua Jud Sampa” atende à Resolução CNJ nº 425/2021, que instituiu a Política Nacional Judicial de Atenção a Pessoas em Situação de Rua e suas interseccionalidades.
Ataque Hacker O crescente número de ações criminosas de hackers no Brasil, ao longo dos últimos anos, tem afetado a prestação de serviços de órgãos públicos e provocado prejuízos significativos a diversas organizações e pessoas físicas. No TRF3, investimentos em segurança da informação foram fundamentais para que a Secretaria de Tecnologia da Informação (SETI) agisse rapidamente para conter o ataque hackers aos sistemas de informação da JF3R, ocorrido em 30 de março de 2022. O ataque foi interrompido com o desligamento total de equipamentos de datacenter. O tribunal acionou a Polícia Federal, que no mesmo dia coletou informações para o Inquérito Policial. A área de tecnologia seguiu o Plano de Continuidade de Serviços de TI, reconstruindo e restaurando toda infraestrutura e sistemas da JF3R. Os protocolos de segurança visaram garantir o retorno da prestação jurisdicional o mais rápido possível. Os prazos dos processos eletrônicos voltaram a fluir no dia 18 de abril. .
Guerra na Ucrânia Após meses de ameaças e posicionamento de soldados na fronteira ucraniana, a Rússia decidiu invadir a Ucrânia. Nas primeiras horas de 24 de fevereiro, Vladimir Putin anunciou a operação militar que, desde então, se aproxima da capital Kiev e se tornou um dos maiores conflitos militares na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, desencadeando a maior crise de segurança no continente desde a Guerra Fria. O conflito ainda não tem uma previsão de terminar, já que sucessivos encontros entre representantes dos dois países fracassaram, até o momento, em garantir um cessar-fogo definitivo.