O Tribunal Regional Federal da 3.ª Região (TRF3) formalizou, dia 3/6/2019, a Adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), documento que fornece diretrizes para a adoção de valores fundamentais de cidadania e de sustentabilidade internacionalmente aceitos.
O Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 13 mil membros em quase 80 redes locais, que abrangem 160 países.
Visa também contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade, conhecida como Agenda 2030 da ONU, que busca, entre outros objetivos, a erradicação da pobreza, a proteção ao meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável mundial.
A Agenda 2030 da ONU contempla 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). É um plano de ação que busca prosperidade para as pessoas e para o planeta, fortalecendo a paz universal com mais liberdade. A meta é a erradicação da pobreza, a proteção ao meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável em termos econômicos, sociais e ambientais. O Judiciário brasileiro é o primeiro do mundo a indexar mais de 7 mil indicadores aos ODS, sendo mais de 3 mil a atividades jurisdicionais e mais de 3 mil, a ações não jurisdicionais.
O que é o Pacto Global da ONU?
Lançado em 2000 pelo então secretário-executivo das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global nasceu da necessidade de mobilizar a comunidade empresarial do mundo para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos em suas práticas de negócios.
A iniciativa global é um avanço na implementação de um Regime de Direitos Humanos e Sustentabilidade empresarial. Atualmente, são quase 13 mil signatários articulados em mais de 160 países. Fazem parte pequenas, médias e grandes empresas, além de organizações da sociedade relacionadas ao setor privado.
O Pacto Global não é um instrumento regulatório, um código de conduta obrigatório ou um fórum para policiar as políticas e práticas gerenciais. É uma iniciativa voluntária que procura fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. A sede do Pacto Global é em Nova York (www.unglobalcompact.org).
Ao decidir fazer parte, as empresas e organizações se comprometem a seguir os 10 Princípios do Pacto Global:
Direitos Humanos
1. As empresas devem apoiar e respeitar a proteção de direitos humanos reconhecidos internacionalmente; e
2. Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
Trabalho
3. As empresas devem apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
4. A eliminação de todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
5. A abolição efetiva do trabalho infantil; e
6. Eliminar a discriminação no emprego.
Meio Ambiente
7. As empresas devem apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
8. Desenvolver iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental; e
9. Incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente amigáveis.
Anticorrupção
10. As empresas devem combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina.
http://pactoglobal.org.br/o-que-e/
Comunicação de Engajamento - COE
A Comunicação de Engajamento – COE é um reporte obrigatório, que deve ser submetido bianualmente, em que a organização demonstra publicamente seu progresso em relação aos dez princípios universais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção do Pacto Global e aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
A Justiça Federal da 3.ª Região teve confirmada a sua adesão ao Pacto Global da ONU em novembro de 2019 e, portanto, apresentou em novembro de 2021 a sua primeira Comunicação de Engajamento.
O relatório está divulgado no site do Pacto Global e disponível no link abaixo:
Comunicação de Engajamento - COE (período de referência: 13/11/2019 a 13/11/2021)
Comunicação de Engajamento - COE (período de referência: 14/11/2021 a 31/12/2023)