Apresentação do iLabTRF3, assista o vídeo abaixo:
No laboratório de inovação as pessoas são colocadas no centro de desenvolvimento do resultado, para em um ambiente horizontal e multidisciplinar, mapear e mesclar a experiência cultural, a visão de mundo e os processos inseridos na vida dos interessados, no intuito de obter uma visão mais completa na solução de problemas e, dessa forma, melhor identificar como barreiras e gerar alternativas viáveis para transpô-las.
Com o iLabTRF3, magistrados e servidores avaliam os seus problemas e buscam soluções gerando valor não só para uma área de administração ou um gabinete específico, mas para o Tribunal.
O objetivo do iLabTRF3 é possibilitar a criação ou a reformulação de serviços e processos de trabalho, estimulando a inovação, o compartilhamento de ideias e experiências, em busca do aprimoramento do serviço prestado pela 3.ª Região.
Utilizamos o Design Thinking, que é uma metodologia que aborda o pensamento crítico e criativo com o uso de ferramentas aplicada nas etapas do processo: imersão, ideação e prototipação, tendo três pilares fundamentais para o processo:
O iLabTRF3 foi implantado em 2 de dezembro de 2019, com a edição da Portaria PRES n.º 1723, alterada pela Portaria PRES n.º 2372, de 24/09/2021.
O laboratório conta com equipe multidisciplinar que auxilia no desenvolvimento das oficinas e projetos do laboratório, sob coordenação da Desembargadora Federal Renata Lotufo, conforme Portarias PRES n.º 2643 de 20/05/2022, e n.º 3569, 15/03/2024.
Traga seu desafio: ilabtrf3@trf3.jus.br