Período: 5 de setembro a 21 de novembro de 2017, às terças-feiras.
Horário: das 19h15 às 21h15
Local: Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região
Avenida Paulista, 1912 - 1º andar
Edifício Funcef Center
Público-alvo: magistrados e servidores federais e público em geral
Carga horária: 24 horas
Modalidade: Presencial (não haverá videoconferência)
Será conferido certificado de participação aos inscritos que atingirem a frequência mínima de 75% da carga horária total do curso.
PROGRAMA
17 de outubro – terça – 7º Encontro – DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS ENTRE A ESCOLA BAUHAUS E O ESTILO ART DÉCO - material disponível em 18/10/2017
21 de novembro – terça – 12º Encontro – ARTE CONCEITUAL – DEBATE SOBRE O MÓDULO III
Mediação: Wladimir Wagner Rodrigues (contato: wrodrigu@trf3.jus.br)
Servidor do TRF – 3ª Região, artista visual e designer gráfico. Bacharel em Educação Artística (Artes Plásticas) e pós-graduado no curso lato sensu em História da Arte pela Universidade São Judas Tadeu, membro do Grupo de Pesquisa "A Semana de 22: seus fomentadores, patrocinadores e seguidores - os artistas modernos", do Centro de Pesquisa Científica. Pós-graduado no curso lato sensu “Fundamentos da Cultura e das Artes” e mestre em Artes Visuais pelo Instituto das Artes da UNESP
Objetivos: Desenvolver um olhar crítico voltado para apreciação e interpretação de obras de arte, tendo por base o conhecimento de conceitos estéticos de períodos ou de movimentos que compõem a História da Arte.
Metodologia: Cada módulo ocorrerá em 12 (doze) encontros semanais que incluem temas sobre pintura, escultura, arquitetura, fotografia e cinema. Serão promovidas discussões em grupo por meio da projeção de imagens das produções artísticas pertinentes aos tópicos considerados e visitas a espaços culturais com o objetivo de estimular diferentes olhares, desenvolver critérios para apreciação de uma obra de arte para além do gosto e não-gosto e à expansão do repertório cultural do grupo. Tendo como premissa o conceito de arte como produto social, levantando questões sobre sociedade, cultura, preservação do patrimônio cultural, Filosofia e Estética em História da Arte.
Visitas educativas: Uma ou duas visitas serão programadas durante o curso, que serão programas conforme a pertinência do tema ou havendo exposição na cidade que permita esta relação com alguns dos tópicos programados. Tais visitas não integram a carga-horária e a presença dos participantes é facultativa.
Projeções, filmes e material complementar: As projeções utilizadas em aula, os links dos filmes exibidos e material complementar serão disponibilizados após cada aula nesta página.
Blog dos alunos do curso: Os alunos serão incentivados no decorrer do curso a desenvolver um trabalho escrito sobre um dos temas deste módulo. Alguns dos artigos poderão ser publicados no blog dos alunos - http://encontroscomarte.blogspot.com.br/
Aqueles que entregarem o trabalho escrito concorrerão a um livro, que será sorteado no último dia de aula.
Direção
Desembargador Federal CARLOS MUTA
Diretor da EMAG
Realização
Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região
Referências Bibliográficas:
ARGAN, Giulio Carlo. A Arte Moderna, trad. Denise Bottmann e Federico Carotti, São Paulo, Companhia das Letras, 1993.
AMARAL, Aracy. Artes plásticas na Semana de 22, São Paulo: Editora 34, 1998.
BOURDIEU, Pierre. As Regras da Arte - gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
CHIPP, Herschel B.. Teorias da Arte Moderna, São Paulo: Martins Fontes, 1996.
COLI, Jorge. O que é Arte. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
DANTO, Arthur C. Após o fim da arte - a arte contemporânea e os limites da história. São Paulo: Odysseus Editora, 2006.
ECO, Umberto. Obra Aberta - Forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1976.
FERREIRA, Glória. Escritos de artistas. Anos 60/70, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
FRIEDLAENDER, Walter. De David a Delacroix, trad. Luciano Vieira Machado, São Paulo, Cosac & Naify, 2001.
GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1999. 16ª Edição.
GOMPERTZ, Will. Isso é Arte?, trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Ed. Jorge Zahar, 2013.
MORIN, Edgar.A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 2011. 19ª Edição.
OSBORNE, Harold. Estética e Teoria da Arte - uma introdução histórica. São Paulo: Editora Cultrix, 1993.
Orientação para o trabalho
O trabalho a ser entregue no final do curso é facultativo e consiste numa leitura subjetiva, independente dos conceitos e leituras predominantes sobre determinada obra, artista ou experiência estética.
Estabeleça um um diálogo com uma obra ou artista do período ou movimento que está associado de sua escolha.
Como sugestão, o corpo do trabalho pode ter a seguinte estrutura:
TÍTULO:
Nome do Aluno:
1 Objetivo
2 Introdução
3 Desenvolvimento
3.1 Contexto histórico
3.2 Análise da obra
4 Considerações finais
5 Referências Bibliográficas
Alguns participantes questionam sobre a relevância do trabalho escrito, mas trata-se de um importante exercício. Durante o curso iremos desenvolver conceitos que propõem diversas possibilidades de interpretação e leituras de obras de arte, além das questões históricas e estéticas.
Fique a vontade para consultar o professor sobre bibliografia, ideias, etc.
Entrega até o último dia de aula (21/11/2017), em arquivo.doc, para wrodrigu@trf3.jus.br .
Blog do curso com alguns trabalhos publicados:
http://encontroscomarte.blogspot.com.br/
Aqueles que entregarem o trabalho concorrerão a um livro, que será sorteado no último dia de aula.