Visitas Educativas
Prezados alunos,
Está agendada a segunda visita do nosso curso. Visitaremos a exposição RAFAEL E A DEFINIÇÃO DA BELEZA,dia 7/12, sexta-feira, das 10h às 11h30. noCentro Cultural FIESP, Av. Paulista 1313.
VAGAS PREENCHIDAS, CASO TENHA INTERESSE EM FICAR EM UMA LISTA DE ESPERA, ESCREVA PARA WRODRIGU@TRF3.JUS.BR
Seguem as orientações do SESI-SP para o melhor aproveitamento de todos:
Chegar 20 minutos antes do início da visita agendada. Estarei lá para recebê-los, é importante que todos estejamos lá antes do horário agendado para que eu possa solicitar à equipe de segurança para comunicar os Educadores da Galeria de Arte do SESI-SP sobre nossa chegada.
A escola que não cumprir a determinação do horário terá seu horário de visita reduzido até, no máximo, o horário de término informado no ato do agendamento.
É fundamental o respeito aos trabalhos expostos na Galeria. Quando a visita começar, é importante que os alunos mantenham-se em silêncio para não atrapalhar a visita de outros grupos e do público espontâneo.
Os educadores do Centro Cultural Fiesp acompanharão as visitas.
Guardar as mochilas e bolsas na chapelaria.
Toda programação do Centro Cultural FIESP é Gratuita.
Programa e material do curso
Período: 10 de outubro a 5 de dezembro de 2018
Horário: das 19h15 às 21h15
Local:
Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região
Avenida Paulista, 1912 - Edifício FUNCEF Center - 1º andar – Vara Padrão - SP
Público-alvo: Magistrados e servidores federais, e público em geral
Carga horária: 26 horas
Mediação: WLADIMIR WAGNER RODRIGUES
Servidor do TRF – 3ª Região, artista visual e designer gráfico. Bacharel em Educação Artística (Artes Plásticas) e pós-graduado no curso lato sensu em História da Arte pela Universidade São Judas Tadeu, membro do Grupo de Pesquisa "A Semana de 22: seus fomentadores, patrocinadores e seguidores - os artistas modernos", do Centro de Pesquisa Científica. Pós-graduado no curso lato sensu “Fundamentos da Cultura e das Artes” e mestre em Artes Visuais pelo Instituto das Artes da UNESP.
PROGRAMA:
10/10 | quarta-feira | 1º Encontro | Introdução à História da Arte - Material disponível em 11/10/2018 |
11/10 | quinta-feira | 2º Encontro | |
17/10 | quarta-feira | 3º Encontro | |
18/10 | quinta-feira | 4º Encontro | |
24/10 | quarta-feira | 5º Encontro | |
25/10 | quinta-feira | 6º Encontro | |
7/11 | quarta-feira | 7º Encontro | Arte Paleocristã e Arte Bizantina - material disponível em 08/11/2018 |
8/11 | quinta-feira | 8º Encontro | |
21/11 | quarta-feira | 9º Encontro | Panorama das artes na América Precolombiana - material disponível em 23/11/2018 |
22/11 | quinta-feira | 10º Encontro | Panorama das artes na África e Oceania - material disponível em 23/11/2018 |
28/11 | quarta-feira | 11º Encontro | Panorama das artes na Ásia - material disponível em 29/11/2018 |
29/11 | quinta-feira | 12º Encontro | Estilos Românico e Gótico - material disponível em 29/11/2018 |
5/12 | quarta-feira | 13º Encontro | Introdução ao Renascimento e encerramento do Módulo I -material disponível em 06/11/2018 |
Objetivos:
Desenvolver um olhar crítico voltado para apreciação e interpretação de obras de arte, tendo por base o conhecimento de conceitos estéticos de períodos ou de movimentos que compõem a História da Arte.
Metodologia:
O módulo ocorrerá em 13 (treze) encontros semanais* que incluem temas sobre pintura, escultura, arquitetura, fotografia e cinema. Serão promovidas discussões em grupo por meio da projeção de imagens das produções artísticas pertinentes aos tópicos considerados e visitas a espaços culturais com o objetivo de estimular diferentes olhares, desenvolver critérios para apreciação de uma obra de arte para além do gosto e não-gosto e à expansão do repertório cultural do grupo. Tendo como premissa o conceito de arte como produto social, levantando questões sobre sociedade, cultura, preservação do patrimônio cultural, filosofia e estética em história da arte. O material exibido será disponibilizado nesta mesma página após às aulas.
*Em razão dos feriados, em quatro momentos, algumas aulas serão ministradas quarta e quinta.
Visitas educativas: Uma ou duas visitas serão programadas durante o curso, que serão programas conforme a pertinência do tema ou havendo exposição na cidade que permita esta relação com alguns dos tópicos programados. Tais visitas não integram a carga-horária e a presença dos participantes é facultativa.
Projeções, filmes e material complementar: As projeções utilizadas em aula, os links dos filmes exibidos e material complementar serão disponibilizados após cada aula nesta página.
Blog dos alunos do curso: Os alunos serão incentivados no decorrer do curso a desenvolver um trabalho escrito sobre um dos temas deste módulo. Alguns dos artigos poderão ser publicados no blog dos alunos - http://encontroscomarte.blogspot.com.br/
Aqueles que entregarem o trabalho escrito concorrerão a um livro, que será sorteado no último dia de aula.
Direção
Desembargador Federal JOSÉ LUNARDELLI
Realização
Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região
Referências bibliográficas
BEDIN, Franca. Como Reconhecer A Arte Chinesa. Portugal: Ed. 70, 1991.
COLI, Jorge. O que é Arte. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
CONTI, Flavio. Como Reconhecer A Arte Grega. Portugal: Ed. 70, 2000
_______. Como Reconhecer A Arte Românica. Portugal: Ed. 70, 1995.
GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1999. 16ª Edição
GOMPERTZ, Will. Isso é arte? 150 anos de arte moderna, do impressionismo até hoje. Trad. Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2013
GOZZOLI, Maria Cristina. Como Reconhecer a Arte Gótica. São Paulo: Martins Fontes, 1986.
LISE, Giogio. Como Reconhecer a Arte Egípcia. Portugal: Ed. 70, 1979
MANDEL, Gabriele. Como Reconhecer A Arte Islâmica. Portugal: Ed. 70, 1989
MOSCATI, Sabatino. Como Reconhecer A Arte Mesopotâmica. Portugal: Ed. 70, 1989
STACCIOLI, Rômulo. Como Reconhecer A Arte Etrusca. Portugal: Ed. 70, 2000
TERELA, Alda. Como Reconhecer A Arte Romana. Portugal: Ed. 70, 1994.
O trabalho a ser entregue no final do curso é facultativo e consiste numa leitura subjetiva, independente dos conceitos e leituras predominantes sobre determinada obra, artista ou experiência estética.
Estabeleça um um diálogo com uma obra ou artista do período ou movimento que está associado de sua escolha.
Alguns participantes questionam sobre a relevância do trabalho escrito, mas trata-se de um importante exercício. Durante o curso iremos desenvolver conceitos que propõem diversas possibilidades de interpretação e leituras de obras de arte, além das questões históricas e estéticas.
Fique a vontade para consultar o professor sobre bibliografia, ideias, etc.
Entrega até o último dia de aula (5/12/2018), em arquivo.doc, para wrodrigu@trf3.jus.br .
Blog do curso com alguns trabalhos publicados:
http://encontroscomarte.blogspot.com.br/
Aqueles que entregarem o trabalho concorrerão a um livro, que será sorteado no último dia de aula.