Período: 20 de março a 26 de junho de 2019
Horário: quartas-feiras, das 19h15 às 21h15
Local:
Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região
Avenida Paulista, 1912 - Edifício FUNCEF Center - 1º andar – Vara Padrão - SP
Público-alvo: Magistrados e servidores federais, e público em geral
Carga horária: 24 horas
Mediação: WLADIMIR WAGNER RODRIGUES
Servidor do TRF – 3ª Região, artista visual e designer gráfico. Bacharel em Educação Artística (Artes Plásticas) pela Universidade São Judas Tadeu. Especialista em Artes Visuais, Intermeios e Educação pela UNICAMP. Pós-graduado no curso lato sensu em História da Arte pela Universidade São Judas Tadeu. Pós-graduado no curso lato sensu “Fundamentos da Cultura e das Artes” pelo Instituto das Artes da UNESP e mestre em Artes Visuais (IA-UNESP).
Programa
20/03 | quarta-feira | 1º Encontro | |
27/03 | quarta-feira | 2º Encontro | |
03/04 | quarta-feira | 3º Encontro | MANEIRISMO E RENASCIMENTO TARDIO - material disponível em 04/04/2019 |
10/04 | quarta-feira | 4º Encontro | |
24/04 | quarta-feira | 5º Encontro | BARROCO (ROCOCÓ E BARROCO BRASILEIRO) - material disponível em 25/04/2019 |
08/05 | quarta-feira | 6º Encontro | |
15/05 | quarta-feira | 7º Encontro | |
22/05 | quarta-feira | 8º Encontro | |
29/05 | quarta-feira | 9º Encontro | |
05/06 | quarta-feira | 10º Encontro | |
12/06 | quarta-feira | 11º Encontro | |
26/06 | quarta-feira | 12º Encontro | IMPRESSIONISMO – ENCERRAMENTO |
Objetivos:
Desenvolver um olhar crítico voltado para apreciação e interpretação de obras de arte, tendo por base o conhecimento de conceitos estéticos de períodos ou de movimentos que compõem a História da Arte.
Metodologia:
O módulo ocorrerá em 12 (doze) encontros semanais que incluem temas sobre pintura, escultura, arquitetura, fotografia e cinema. Serão promovidas discussões em grupo por meio da projeção de imagens das produções artísticas pertinentes aos tópicos considerados e visitas a espaços culturais com o objetivo de estimular diferentes olhares, desenvolver critérios para apreciação de uma obra de arte para além do gosto e não-gosto e à expansão do repertório cultural do grupo. Tendo como premissa o conceito de arte como produto social, levantando questões sobre sociedade, cultura, preservação do patrimônio cultural, filosofia e estética em história da arte. O material exibido será disponibilizado nesta mesma página após às aulas.
Visitas educativas: Uma ou duas visitas serão programadas durante o curso, que serão programas conforme a pertinência do tema ou havendo exposição na cidade que permita esta relação com alguns dos tópicos programados. Tais visitas não integram a carga-horária e a presença dos participantes é facultativa.
Projeções, filmes e material complementar: As projeções utilizadas em aula, os links dos filmes exibidos e material complementar serão disponibilizados após cada aula nesta página.
Blog dos alunos do curso: Os alunos serão incentivados no decorrer do curso a desenvolver um trabalho escrito sobre um dos temas deste módulo. Alguns dos artigos poderão ser publicados no blog dos alunos - http://encontroscomarte.blogspot.com.br/
Aqueles que entregarem o trabalho escrito concorrerão a um livro, que será sorteado no último dia de aula.
Direção
Desembargador Federal JOSÉ MARCOS LUNARDELLI
Realização
Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região
Referências bibliográficas
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COLI, Jorge. O que é Arte. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.
CONTI, Flavio. Como Reconhecer A Arte Do Renascimento. Portugal: Ed. 70, 1979
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FRIEDLAENDER, Walter – De David a Delacroix, trad. Luciano Vieira Machado, São Paulo, Cosac & Naify, 2001.
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OSBORNE, Harold. Estética e Teoria da Arte - uma introdução histórica. São Paulo: Editora Cultrix, 1993.
PANOFSKY, Erwin. Estudos de Iconologia - temas humanísticos na arte do renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1982.