TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetEscola de MagistradosCursosCursos 2019453 - História da Arte - Módulo II - do Renascimento ao Impressionismo

453 - História da Arte - Módulo II - do Renascimento ao Impressionismo

Período: 20 de março a 26 de junho de 2019

Horário: quartas-feiras, das 19h15 às 21h15

Local:

Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região

Avenida Paulista, 1912 - Edifício FUNCEF Center - 1º andar – Vara Padrão - SP

Público-alvo: Magistrados e servidores federais, e público em geral

Carga horária: 24 horas

 

Mediação: WLADIMIR WAGNER RODRIGUES

Servidor do TRF – 3ª Região, artista visual e designer gráfico. Bacharel em Educação Artística (Artes Plásticas) pela Universidade São Judas Tadeu. Especialista em Artes Visuais, Intermeios e Educação pela UNICAMP. Pós-graduado no curso lato sensu em História da Arte pela Universidade São Judas Tadeu. Pós-graduado no curso lato sensu “Fundamentos da Cultura e das Artes” pelo Instituto das Artes da UNESP e mestre em Artes Visuais (IA-UNESP).

 Programa

20/03

quarta-feira

1º Encontro

INTRODUÇÃO AO MÓDULO II - material disponível em 20/03/2019

27/03

quarta-feira

2º Encontro

RENASCIMENTO - material disponível em 28/03/2019

03/04

quarta-feira

3º Encontro

MANEIRISMO E RENASCIMENTO TARDIO - material disponível em 04/04/2019

10/04

quarta-feira

4º Encontro

BARROCO - material disponível em 11/04/2019

24/04

quarta-feira

5º Encontro

BARROCO (ROCOCÓ E BARROCO BRASILEIRO) - material disponível em 25/04/2019

08/05

quarta-feira

6º Encontro

NEOCLASSICISMO - material disponível em 09/05/2019

15/05

quarta-feira

7º Encontro

ROMANTISMO - material disponível em 16/05/2019

22/05

quarta-feira

8º Encontro

REALISMO - material disponível em 23/05/2019

29/05

quarta-feira

9º Encontro

SIMBOLISMO - disponível em 30/5/2019

05/06

quarta-feira

10º Encontro

ART NOUVEAU - disponível em 07/06/2019

12/06

quarta-feira

11º Encontro

IMPRESSIONISMO - material disponível em 13/06/2019 

26/06

quarta-feira

12º Encontro

IMPRESSIONISMO – ENCERRAMENTO

Objetivos:

Desenvolver um olhar crítico voltado para apreciação e interpretação de obras de arte, tendo por base o conhecimento de conceitos estéticos de períodos ou de movimentos que compõem a História da Arte.

Metodologia:

O módulo ocorrerá em 12 (doze) encontros semanais que incluem temas sobre pintura, escultura, arquitetura, fotografia e cinema. Serão promovidas discussões em grupo por meio da projeção de imagens das produções artísticas pertinentes aos tópicos considerados e visitas a espaços culturais com o objetivo de estimular diferentes olhares, desenvolver critérios para apreciação de uma obra de arte para além do gosto e não-gosto e à expansão do repertório cultural do grupo. Tendo como premissa o conceito de arte como produto social, levantando questões sobre sociedade, cultura, preservação do patrimônio cultural, filosofia e estética em história da arte. O material exibido será disponibilizado nesta mesma página após às aulas.

Visitas educativas: Uma ou duas visitas serão programadas durante o curso, que serão programas conforme a pertinência do tema ou havendo exposição na cidade que permita esta relação com alguns dos tópicos programados. Tais visitas não integram a carga-horária e a presença dos participantes é facultativa.

Projeções, filmes e material complementar: As projeções utilizadas em aula, os links dos filmes exibidos e material complementar serão disponibilizados após cada aula nesta página.

Blog dos alunos do curso: Os alunos serão incentivados no decorrer do curso a desenvolver um trabalho escrito sobre um dos temas deste módulo. Alguns dos artigos poderão ser publicados no blog dos alunos - http://encontroscomarte.blogspot.com.br/

Aqueles que entregarem o trabalho escrito concorrerão a um livro, que será sorteado no último dia de aula.

 

Direção

Desembargador Federal JOSÉ MARCOS LUNARDELLI

 

Realização

Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região

 

Referências bibliográficas

ARGAN, Giulio Carlo. A Arte Moderna, trad. Denise Bottmann e Federico Carotti, São Paulo, Companhia das Letras, 1993.

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Pioneira Editora, 2004.

BOURDIEU, Pierre. As Regras da Arte - gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

BLUNT, Anthony. Teoria artística na Itália 145-1660. São Paulo: Cosac & Naify, 2001

COLI, Jorge. O que é Arte. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994.

CONTI, Flavio. Como Reconhecer A Arte Do Renascimento. Portugal: Ed. 70, 1979

_______. Como Reconhecer A Arte Barroca. Portugal: Ed. 70, 1996.

_______. Como Reconhecer A Arte Rococó. Portugal: Ed. 70, 1996. 

ECO, Umberto. Obra Aberta - Forma e indeterminação nas poéticas contemporâneas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1976

FRIEDLAENDER, Walter – De David a Delacroix, trad. Luciano Vieira Machado, São Paulo, Cosac & Naify, 2001.

GOMBRICH, E.H. A História da Arte. Rio de Janeiro: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1999. 16ª Edição.

MORIN, Edgard. Introdução ao pensamento complexo.  Porto Alegre : Sulina, 2015.

_______. A Cabeça Bem-Feita - repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.

OSBORNE, Harold. Estética e Teoria da Arte - uma introdução histórica. São Paulo: Editora Cultrix, 1993.

PANOFSKY, Erwin. Estudos de Iconologia - temas humanísticos na arte do renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1982.

Publicado em 26/11/2018 às 11h49 e atualizado em 04/12/2024 às 17h00