TRF3SPMSJEF

Acessibilidade

alto contraste
Transparência e Prestação de contas
Intranet - Acesso Restrito
Menu
InternetEscola de MagistradosEMAG em Libras

EMAG em Libras

O canal oficial da EMAG (Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3.ª Região), no Youtube, lançou mais uma novidade. A partir de agora, é possível assistir aos vídeos produzidos pela Escola com tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O objetivo é promover a igualdade no acesso à informação e disponibilizar o conhecimento, gerado por nossos cursos e palestras, ao maior número de pessoas.

A ação segue a determinação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), dada pela Resolução nº 401/2021, que dispõe sobre o desenvolvimento de diretrizes voltadas à acessibilidade e à inclusão de pessoas com deficiência nos órgãos do Poder Judiciário.

Um levantamento realizado em 2019 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), identificou que 17,3 milhões de pessoas com dois anos ou mais de idade tinham alguma deficiência. Desse total, 2,3 milhões declararam possuir deficiência auditiva. Entre as pessoas de 5 a 40 anos de idade com perda auditiva, 22,4% conheciam a Língua Brasileira de Sinais.

“Com a inclusão dos intérpretes de libras nos vídeos produzidos pela EMAG, ampliamos os recursos de acessibilidade e eliminamos mais uma barreira até então imposta às pessoas com deficiência. É a garantia dos direitos fundamentais e o fortalecimento da relação institucional com a sociedade", afirmou o desembargador federal Nino Toldo, diretor da EMAG.

Acesse aqui  

Publicado em 29/06/2023 às 17h13 e atualizado em 04/12/2024 às 17h00