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InternetEscola de MagistradosCursosCursos 2023Francês Instrumental – Básico e Intermediário

Francês Instrumental – Básico e Intermediário

Período: de 8 de agosto a 29 de novembro de 2023    

Público-alvo: magistrados da Justiça Federal da 3ª Região 

Número de vagas: 40 (10 vagas por turma) 

Carga horária: 80 horas 

Modalidade: EaD, com aulas síncronas (Teams, uma vez por semana) e assíncronas (Plataforma Moodle, com atividades semanais) 

Horários das aulas síncronas:  

Turma 1: às terças-feiras, das 8h às 9h
Turma 2: às terças-feiras, das 10h às 11h 
Turma 3: às quartas-feiras, das 9h às 10h 
Turma 4: às quartas-feiras, das 11h às 12h 

Inscrições: www.trf3.jus.br/emag/curso   

Será conferido certificado de participação aos previamente inscritos que atingirem a frequência mínima de 75% da carga horária e nota mínima 70. As instruções de acesso serão enviadas no e-mail de confirmação ao final das inscrições. 


Formadora   
Cláudia Cortez Dias, servidora da Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região  

Direção  
Nino Toldo, Desembargador Federal do TRF3, Diretor da EMAG    

Realização   
EMAG – Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região   

 

PROGRAMA

 

LEÇON 1 – ESTRATÉGIAS DE LEITURA  

1. Técnicas de leitura.

2. Cognatos.

3. Preenchimento lógico de lacunas.

4. Textos.

5. Exercícios. 

Aulas síncronas:

8/8 (turmas 1 e 2) 

9/8 (turmas 3 e 4) 

 

LEÇON 2 – OS ARTIGOS 

1. Artigos definidos (LE, LA, LES).

2. Artigos Indefinidos (UN, UNE, DES).

3. Casos de elisão (L').  

4. Artigos preposicionados (DU, DES, AU, AUX).

5. Artigos partitivos (DU, DE LA, DE L', DES).  

6. Tradução dos artigos. 7. Textos. 8. Exercícios. 

Aulas síncronas:

15/8 (turmas 1 e 2) 

16/8 (turmas 3 e 4) 

 

LEÇON 3 – OS NUMERAIS 

1. Numerais cardinais (zéro, un, deux etc.).

2. Numerais ordinais (premier, deuxième etc.).  

3. Numerais multiplicativos (double, triple, quadruple etc.).

4. Numerais fracionários (un entier, un demi, un tiers etc.).

5. Numerais coletivos terminados em AINE (dizaine, douzaine, centaine etc.) e outros.

6. Advérbios numerais terminados em MENT (premièrement, deuxièmement etc.).

7. Textos. 8. Exercícios. 

Aulas síncronas:

22/8 (turmas 1 e 2) 

23/8 (turmas 3 e 4) 

 

LEÇON 4 – O GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS 

1.Formação do feminino.

2. Feminino dos substantivos e adjetivos terminados em E, AT, ET, OT, AN, EN, ON, AIN, IN, S, EL, EIL, IL, ER, IER, EAU, OU, X, P, F, C, EUR, TEUR.

3. Palavras diferentes para o masculino e o feminino.

4. Textos.

5. Exercícios. 

Aulas síncronas:

29/8 (turmas 1 e 2) 

30/8 (turmas 3 e 4) 

 

LEÇON 5 − O NÚMERO DOS SUBSTANTIVOS E ADJETIVOS   

1.Formação do plural − Acréscimo de S.

2. Plural das palavras terminadas em X, Z, AU, EAU, EU, OU, AL, AIL.

3. Substantivos que só se empregam no plural.

4. Plural dos substantivos próprios.

5. Plural dos substantivos compostos.

6. Plural dos substantivos estrangeiros.  

7. Textos.

8. Exercícios. 

Aulas síncronas:

5/9 (turmas 1 e 2) 

6/9 (turmas 3 e 4) 

 

LEÇON 6 – OS PRONOMES I 

1.Pronomes pessoais (sujeito e complemento).

2. Pronomes adverbiais (EN e Y).  

3. Pronomes possessivos adjetivos (MON, TON, SON etc.); polivalência do possessivo SEU; pronomes possessivos substantivos (LE MIEN, LE TIEN, LE SIEN etc.).

4. Pronomes demonstrativos adjetivos (CE, CET, CES) − formas simples e compostas; pronomes demonstrativos substantivos (CELUI, CEUX, CELLES) − formas simples e compostas; o neutro CE.

5. Textos.

6. Exercícios. 

Aulas síncronas:

12/9 (turmas 1 e 2) 

13/9 (turmas 3 e 4) 

 

LEÇON 7 – OS VERBOS I 

1.As três conjugações (ER; IR; OIR, IR e RE).

2. Os verbos auxiliares AVOIR e ÊTRE.

3. Os verbos semiauxiliares de tempo e modo (ÊTRE EN TRAIN DE, FINIR DE, ALLER etc.).

4. Quadro de conjugação das três conjugações: primeira − verbo AIMER; segunda − verbo FINIR; terceira − verbos SERVIR, RECEVOIR e RENDRE.

5. Quadro de conjugação dos verbos AVOIR e ÊTRE.

6. Textos.

7. Exercícios. 

 Aulas síncronas :

19/9 (turmas 1 e 2) 

20/9 (turmas 3 e 4) 

 

LEÇON 8 – OS PRONOMES II 

1.Pronomes relativos (QUI, QUE, QUOI, DONT, OÙ, LEQUEL, DUQUEL, AUQUEL etc.).  

2. Pronomes interrogativos (QUI, QUE, QUOI, LEQUEL, QUEL etc.).

3. Pronomes indefinidos (CHAQUE, QUELQUE, AUCUN, NUL, TOUT, AUTRE, MÊME, BEAUCOUP DE, PEU DE, COMBIEN DE, ON, PERSONNE, RIEN etc.).

4. Textos.

5. Exercícios. 

Aulas síncronas:

26/9 (turmas 1 e 2) 

27/9 (turmas 3 e 4) 

 

LEÇON 9 – OS VERBOS II 

1.A forma negativa: NE...PAS, NE...POINT.

2. A forma interrogativa: inversão do sujeito; entonação; interrogação com EST-CE QUE.

3. A forma interrogativa-negativa: inversão do sujeito entre as partículas negativas NE e PAS; com EST-CE QUE.

4. Voz passiva: ÊTRE mais particípio passado.

5. Verbos pronominais reflexivos e recíprocos.

6. Verbos pronominais em português e em francês – comparação.

7. Textos.

8. Exercícios. 

Aulas síncronas:

3/10 (turmas 1 e 2) 

4/10 (turmas 3 e 4) 

 

LEÇON 10 – AS PREPOSIÇÕES 

1.Principais preposições.

2. Lugar (À, EN, DANS, CHEZ, POUR, VERS, JUSQUE, CONTRE, DEPUIS, DÈS, DE, PARMI etc.).

3. Tempo (À, EN, DANS, PENDANT, DE, DEPUIS, DÈS, AVANT, APRÈS etc.).

4. Modo (À, DE, EN, PAR, AVEC, SANS).

5. Meio (AVEC, DE, À).

6. Causa (À CAUSE DE, POUR, DE, PAR).

7. Fim (POUR, À).

8. Matéria (DE, EN).

9. Exclusão (EXCEPTÉ, SAUF, HORS).

10. Extensão (OUTRE, EN DEHORS DE).

11. Correspondência entre as preposições em francês e em língua portuguesa.

12. Textos.

13. Exercícios. 

Aulas síncronas:

10/10 (turmas 1 e 2) 

11/10 (turmas 3 e 4) 

 

LEÇON 11 – OS VERBOS III 

1.Irregulares: mudança da consoante final do radical; relação de verbos irregulares em ER, IR, OIR e RE.

2. Impessoais − terceira pessoa do singular precedida do pronome IL (exprimem fenômenos da natureza); verbos FALLOIR e Y AVOIR.

3. Modo indicativo PRESENTE.

4. Modo indicativo PASSADO: imperfeito; passado composto; passado simples; mais que perfeito.

5. Modo indicativo FUTURO: simples e anterior.

6. Modo condicional: com a conjunção SI; com as conjunções QUAND, QUAND MÊME, DANS LE CAS OÙ.

7. Imperativo.

8. Subjuntivo: PRESENTE; PASSADO.

9. Textos.

10. Exercícios. 

Aulas síncronas:

17/10 (turmas 1 e 2) 

18/10 (turmas 3 e 4) 

 

LEÇON 12 – OS ADVÉRBIOS 

1.Modo.

2. Quantidade (BEAUCOUP, PLUS, MOINS etc.).

3. Lugar (AVANT, ICI, LÀ, PRÈS, LOIN etc.).

4.Tempo (ALORS, DEMAIN, HIER, AUTREFOIS etc.).

5. Afirmação (OUI e SI).

6. Negação (NON, NE...PAS etc.).

7. Dúvida (PEUT-ÊTRE, SANS DOUTE, SANS AUCUN DOUTE etc.).

8. Interrogação (COMMENT, COMBIEN, POURQUOI, OÙ).

9. Textos.

10. Exercícios. 

Aulas síncronas:

24/10 (turmas 1 e 2) 

25/10 (turmas 3 e 4) 

 

LEÇON 13 – OS VERBOS IV 

1.Formas nominais: infinitivo; gerúndio (formas em ANT precedido da preposição EN).  

2. Modos nas orações: subordinada substantiva – indicativo e subjuntivo; subordinada adjetiva – indicativo e subjuntivo; subordinadas adverbiais: finais – subjuntivo; concessivas – subjuntivo; condicionais – subjuntivo; temporais − subjuntivo ou indicativo; causais − subjuntivo ou indicativo; consecutivas − subjuntivo ou Indicativo; comparativas − indicativo.

3. Textos.

4. Exercícios. 

Aulas síncronas:

30/10 (turmas 3 e 4) 

31/10 (turmas 1 e 2) 

 

LEÇON 14 – AS CONJUNÇÕES 

1.Conjunções de coordenação: aditivas (ET e NI); alternativas (OU, SOIT...SOIT, OU BIEN, TANTÔT...TANTÔT); adversativas (MAIS, CEPENDANT, TOUTEFOIS etc.); conclusivas (DONC, AINSI, C'EST POURQUOI etc.); explicativas (CAR, EN EFFET, C'EST-À-DIRE); continuativas (OR, DU RESTE, D'AILLEURS).

2. Conjunções de subordinação: integrantes (QUE e SI); temporais (QUAND, LORSQUE, COMME, PENDANT, ALORS QUE); posterioridade (APRÈS QUE, DÈS QUE, AUSSITÔT QUE, DEPUIS QUE); anterioridade (AVANT QUE, EN ATTENDANT QUE, JUSQU'À CE QUE); causais (COMME, PARCE QUE, PUISQUE, DU MOMENT QUE, NON QUE); finais (AFIN QUE, POUR QUE, DE PEUR QUE); consecutivas (SI...QUE, SI BIEN QUE, TELLEMENT QUE, TEL QUE, DE FAÇON QUE etc.); condicionais (SI, AU CAS OÙ, À CONDITION QUE, À MOINS QUE, POURVU QUE); concessivas (QUOIQUE, BIEN QUE, ENCORE QUE, QUAND MÊME); comparativas (COMME, DE MÊME QUE, AINSI QUE, SELON QUE etc.).

3. Textos.

4. Exercícios. 

Aulas síncronas:

7/11 (turmas 1 e 2) 

8/11 (turmas 3 e 4) 

 

LEÇON 15 – OS GRAUS DE SIGNIFICAÇÃO 

1.O Comparativo: de igualdade (AUSSI...QUE, SI...QUE); de superioridade (PLUS...QUE, PLUS DE...QUE); de inferioridade (MOINS...QUE, MOINS DE...QUE).

2. O Superlativo: relativo (LE PLUS, LA PLUS, LE MOINS, LA MOINS); absoluto (TRÈS, FORT, BIEN, EXTRÊMEMENT); expresso por prefixos e locuções.

3. O comparativo sintético dos adjetivos BON, MAUVAIS, PETIT e dos advérbios BIEN e MAL.

4. A relação de proporcionalidade (PLUS...PLUS, MOINS...MOINS).

5.Textos.

6.Exercícios. 

Aulas síncronas:

21/11 (turmas 1 e 2) 

22/11 (turmas 3 e 4) 

 

LEÇON 16 – AS INTERJEIÇÕES 

1.Principais interjeições.

2. Frases.

3. Textos.

4. Exercícios. 

Aulas síncronas:

28/11 (turmas 1 e 2) 

29/11 (turmas 3 e 4) 

 

Este curso foi elaborado com base no livro "Gramática Nova do Francês", de Cláudio Veiga, Editora do Brasil. Única gramática comparativa do francês com o português do Brasil, escrita em língua portuguesa. 

 

 

Publicado em 05/07/2023 às 08h50 e atualizado em 04/12/2024 às 17h00