LEMBRE-SE:
Concordância com o verbo SER (I)
Como regra geral, sabemos que a concordância do verbo se faz com o sujeito da oração em pessoa e número.
“Leiko é uma profissional muito solícita e competente. Sempre atende a todos com presteza e boa vontade.”
Ocorre que a concordância com o verbo ser apresenta algumas particularidades, uma vez que pode ser feita com o sujeito da oração ou com o seu predicativo, como veremos a seguir. Lembrando que predicativo é o termo que atribui uma qualidade ou característica ao sujeito.
1) Quando o sujeito é um pronome indefinido – tudo, isto, isso, aquilo, o –, observa-se a concordância por atração, ou seja, se o sujeito estiver no singular e o predicativo no plural, o verbo concordará com o predicativo que, em geral, está mais próximo.
“Tudo são experiências válidas, adquiridas ao longo dos anos.”
“O que mais inquietava a comunidade científica eram os dados incompletos acerca da eficiácia global da vacina produzida pelo laboratório chinês.”
2) Quando o sujeito é constituído pelos pronomes interrogativos quem ou que, o verbo também concorda com o predicativo.
“Quem são estas personalidades que fazem tanto sucesso entre os jovens?”
“Que é este barulho que começa logo ao raiar do dia?”
3) No caso de o sujeito e o predicativo serem nomes referentes a coisa ou a substantivo abstrato, e se um deles estiver no singular e o outro no plural, o verbo concorda com o que está no plural.
“Não é à toa que ele tenha escolhido a carreira de biblioteconomia. Os livros são a sua paixão.”
“Suas atitudes e conhecimentos técnicos são o motivo de seu sucesso profissional em um meio tão competitivo quanto o de TI.”
“Minha alegria são conquistas pessoais alcançadas com dedicação e persistência.”
“Vida de popstar nem sempre são rosas. O artista tem que ensaiar exaustivamente, procurar boas parcerias e saber manter uma vida regrada e disciplinada.”
4) A concordância se dará com o sujeito se este indicar pessoa.
“Christian é as inquietações dos pais, quando opta por praticar esportes radicais.”
“Autor multifacetado e criativo, pode-se dizer que Fernando Pessoa é vários poetas ao mesmo tempo, graças a seus vários heterônimos.”
5) Ainda em relação a predicativo do sujeito, quando este é formado por dois núcleos no singular, o verbo ser fica no singular, concordando com o primeiro núcleo do predicativo composto.
“Todo o resto é fofoca e intriga da oposição.”
“A fonte da angústia de muita gente é a indiferença e o egoísmo de boa parte de seus semelhantes.”
Até aqui, deu para perceber que o emprego do verbo ser é repleto de nuances quanto às regras de concordância, não é? No próximo verbete, vamos mostrar os outros casos específicos que, por vezes, passam despercebidos por nós.