LEMBRE-SE:
CONCORDÂNCIA NOMINAL (V)
Apresentamos aqui mais algumas ocorrências que nos parecem interessantes e que podem “limar” nosso conhecimento e uso do idioma.
POSSÍVEL
Nunca é demais relembrar que esse adjetivo não sofre variação quando integrante de uma expressão superlativa com o artigo o no singular (o mais, o menos, o pior, o melhor, etc.), ou quando estiver acompanhada de quanto.
“Por causa da pandemia, as pessoas devem ficar o mais afastadas possível.”
“As reações a esse medicamento devem ser o menos pior possível, pois, do contrário, não vale a pena fazer uso dele.”
“É melhor que os investigadores façam perícias tão abrangentes quanto possível, para se embasar muito bem a posterior decisão judicial sobre o caso.”
Se antes da expressão superlativa o artigo variar, possível será flexionado de acordo com o termo a que se refere.
“Aquele funcionário sempre foi displicente, escolhendo as atividades menos trabalhosas possíveis.”
“Chega a ser irritante o quanto os convocados àquela CPI estão criando depoimentos os mais mentirosos possíveis.”
O, como pronome demonstrativo
O pronome demonstrativo o permanece invariável quando substitui outro nome, expressão ou frase, equivalendo a isso.
“Giselle é naturalmente bonita. Já sua irmã procura sê-lo (= ser isso) à base de muita maquilagem e procedimentos estéticos.”
“A compreensão da obra de Hegel é muito complexa, a professora bem o sabia.” (= sabia que a compreensão da obra é complexa)
TAL QUAL
Esses dois termos, juntos, podem ter função adjetiva. Nesse caso, cada um é flexionado de acordo com o substantivo que qualifica.
“A literatura é uma forma de expressão artística tal quais outras formas, como o teatro, o cinema, a escultura, a pintura ou a música.” (tal refere-se a “expressão artística” e quais refere-se a "outras formas")
“Todos os “cineastas iniciantes” querem ser tais qual “seu ídolo”, que pode ser Federico Fellini, Luchino Visconti, Jean Renoir, Martin Scorsese, etc.” (tais refere-se a “cineastas iniciantes e qual refere-se a seu “ídolo”)
Em lugar de tal qual, podemos empregar tal e qual e tal ou qual.
Tal qual também pode ter função de advérbio e, nesse caso, não deve ser flexionado.
“Eles fizeram tal qual foi solicitado.”
“Muito embora não seja perceptível olhando o céu, as estrelas se movimentam tal qual os planetas.” (= as estrelas se movimentam do mesmo modo que os planetas)
Terminamos mais um capítulo desta nossa série sobre concordância nominal. Como o tema é vasto, ainda temos mais o que abordar. Até a próxima!