Vimos, na edição anterior, alguns casos em que o uso da vírgula se faz necessário. Hoje, ampliaremos nosso estudo com outros casos.
1. Coloca-se vírgula para separar palavras e locuções explicativas, retificativas e continuativas, como “ou então”, “isto é”, “ou seja”, “além disso”, “por assim dizer”, “aliás”, “a propósito”, “por exemplo”, etc.
“Para muitos estudiosos de astronomia, a astrologia é, por assim dizer, terraplanismo socialmente aceitável.”
“O processo de gentrificação, ou seja, a transformação de áreas periféricas ou pobres em espaços nobres e comerciais, vem expulsando os moradores de baixa renda em cidades como Londres e Nova Iorque.”
“Segundo o pensador francês Auguste de Saint-Hilaire, o Brasil deveria acabar com a saúva, ou então a saúva acabaria com o Brasil.”
“Radamés Gnattali foi um grande arranjador e pianista brasileiro do século XX. Além disso, notabilizou-se por compor trilhas sonoras para vários filmes como, por exemplo, Rio, 40 graus.”
2. A vírgula também é empregada para isolar a localidade nas datas.
“São Paulo, 11 de março de 2022.”
“Rio de Janeiro, 13 de maio de 1888. Nesse local e data, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, pondo fim a quase 400 anos de escravidão no Brasil.”
3. Em endereços, o nome do destinatário, o nome da rua, o número e a localidade também são separados por vírgulas.
“Em suas obras, Agatha Christie sempre fez questão de precisar o endereço de seu protagonista mais famoso. Para contatar o detetive Hercule Poirot, bastaria mandar uma correspondência para ele: Hercule Poirot, Farraway Street, 14, Londres.”
“No século XIX, se alguém quisesse enviar uma carta para nosso mais importante escritor, tinha que endereçar assim: Joaquim Maria Machado de Assis, Rua Cosme Velho, 18, Laranjeiras, Rio de Janeiro.”
Observação: Não se usa vírgula para separar Caixa Postal do respectivo número.
“A autorização para trânsito de veículos com carga especial deve ser obtida por meio do envio de formulário para CET, Caixa Postal 25.998, São Paulo/SP.”
4. Antes de qualquer conjunção coordenativa, deve-se empregar a vírgula. Exemplos de conjunções coordenativas: mas; porém; contudo; todavia; entretanto; não obstante; no entanto; portanto; assim; logo; portanto; por isso; por conseguinte; de modo que, de maneira que; porque; pois; senão, etc.
“A Inteligência Artificial trouxe e continua trazendo avanços indiscutíveis para a sociedade, mas seu uso indiscriminado e inconsequente pode causar problemas irreversíveis.”
“O mercado de negociação de créditos de carbono vem crescendo continuamente, todavia isso está longe de ser a solução de nossos crônicos problemas ambientais.”
“Todos sabemos que Ana detesta viajar, de modo que é inútil convidá-la para passar alguns dias fora de sua cidade.”
“É sempre necessário diversificar as exportações, porque a economia não pode depender de apenas uma commodity.”
“Alfredo Volpi foi um pintor muito popular, logo não espanta que a exposição dedicada a ele seja todo esse sucesso de público!”
Vírgula é um tema que “rende” muito. Neste verbete tivemos apenas mais uma amostragem de seus variados empregos.