Seguimos com mais casos em que a vírgula pode, ou até mesmo deve, ser empregada.
No verbete anterior, falamos do caso das conjunções coordenativas (“mas”, “porém”, “entretanto”, “contudo”, “logo”, “portanto”, “por isso”, etc.), que demandam o uso desse sinal de pontuação. A respeito dessas mesmas conjunções, interessante observar que, quando estão deslocadas e intercaladas no período, devem ser separadas por vírgulas.
“Vive-se a era da extravasão de felicidade, em que as pessoas fazem questão de mostrar uma vida perfeita nas redes sociais. A venda de antidepressivos, entretanto, só faz aumentar. Existiria nesse fato um paradoxo?”
“Fernando saiu de casa sem agasalho e a temperatura baixou muito no fim da tarde. Não surpreende, portanto, que ele tenha sentido muito frio ao voltar.”
“Com duração de quase 200 anos, o Império Persa abrangeu extensas áreas do Oriente Médio. Em termos de abrangência temporal,contudo, o Império Otomano durou mais de 600 anos.”
Ao iniciarem uma frase, as conjunções “porém”, “entretanto”, “contudo”, “todavia” e “no entanto” podem, ou não, ser seguidas de vírgula.
“As passagens de avião têm preços proibitivos; todavia, César sempre dá um jeito de viajar.” Ou: “As passagens de avião têm preços proibitivos; todavia César sempre dá um jeito de viajar.”
Atenção! Não se emprega vírgula:
1. Após a conjunção “mas”.
“Ele sempre foi muito bom no discurso oral. Todos prestam atenção quando ele fala. Mas seu fraco fica evidente na hora de expressar por escrito o que quer dizer.”
2. Na sequência das conjunções alternativas “ou... ou”; “ora... ora”; “quer... quer”; “umas vezes... outras vezes”, quando empregadas no início de frases.
“Ou ela, ou você tanto faz, apenas quero que alguém venha aqui e me ajude.”
“Umas vezes a viagem traz felicidade, outras vezes gera cansaço e sensação de que se perdeu tempo e dinheiro.”
3. Depois das conjunções “de modo que”, “pois”, “porque” e “porquanto”.
“Eles querem pão? Pois que comam brioches.”
“Porquanto as notas de cada matéria eram consideradas em separado, ele foi informado de que não haveria como ser reprovado em tudo por causa de uma disciplina.”
É isso. Como se vê, a vírgula é um sinal de pontuação que rende muito assunto!