CURSO DE FORMAÇÃO INICIAL DISCUTE A POSTURA DO JUIZ
Após a realização do módulo nacional ministrado pela ENFAM, na semana passada, a EMAG abriu sua programação do Curso de Formação Inicial para os novos juízes federais substitutos.
O Desembargador Federal Carlos Muta, diretor da EMAG, apresentou as atividades da Escola por meio de um vídeo institucional. Segundo o magistrado, o atual curso de Formação Inicial foi pensado com base nas sugestões propostas pelos magistrados de turmas anteriores. A ideia, segundo ele, é construir o conhecimento a partir das necessidades práticas do juiz.
Em seguida, o Desembargador Federal Paulo Sérgio Domingues, membro do corpo diretivo da EMAG, chamou a atenção para a postura do Juiz. Em suas palavras, é preciso ser firme, mas não arbitrário.
O curso de Formação Inicial tem carga horária de 608,4 horas-aula. Nas próximas aulas, o curso tratará dos seguintes módulos temáticos: Relacionamento Interinstitucional; Ética e Deontologia da Magistratura, Filosofia do Direito e Sociologia Jurídica; Métodos Consensuais de Resolução de Conflitos; Direitos Fundamentais; Direitos Humanos e Proteção de Vulnerável; Cooperação Jurídica Internacional; Realização de Audiências e Psicologia Judiciária; Impactos Sociais Políticos e Econômicos das Decisões Judiciais; Hermenêutica, Argumentação Jurídica e Elaboração de Decisões e Sentenças; Tecnologia da Informação e das Comunicações; Administração da Atividade Judiciária; Relacionamento com os meios de Comunicação de Massa e Uso de Redes Sociais; Prática Cível; Prática Previdenciária; Prática de Juizados Especiais Federais (JEFs); Prática de Execução Fiscal e Prática Criminal.