CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES NÍVEL 1 (MÓDULO 1) É ENCERRADO NA EMAG
A EMAG finalizou, na tarde desta quinta-feira (4/4), o curso de Formação de Formadores Nível 1 (Módulo 1), que teve como tema central os Elementos da Atividade Docente no Contexto da Magistratura.
O evento contou com a participação do diretor da escola, desembargador federal José Marcos Lunardelli, e esteve sob a coordenação da juíza federal Renata Lotufo.
A ideia é capacitar os magistrados participantes, que foram em número de vinte, para atuarem como formadores entre seus pares, tendo em vista diferenciar a formação acadêmica e a profissional no âmbito das escolas de magistratura; identificar as diretrizes pedagógicas da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM); apontar as dificuldades do formador e possíveis soluções, bem como apresentar noções das principais metodologias pedagógicas disponíveis e como usá-las.
O curso compreendeu três dias de atividades, começando com o painel A Magistratura e os Desafios da Formação Profissional Após o Ingresso na Carreira, a cargo do professor José Garcez Ghirardi, da FGV, passando depois para o Programa de Formação de Formadores na Magistratura, sob a responsabilidade da juíza federal Renata Lotufo, mestre em direito pela PUC-SP. Foram organizadas oficinas de atividades práticas orientadas pela coordenadora do curso, pela juíza federal Marcia Hoffmann do Amaral e Silva Turri, doutora em filosofia pela USP, e pela servidora do tribunal Heloísa Aguilar Hajnal, mestre em gestão e desenvolvimento da educação profissional (CEETEPS).
Os magistrados estudaram temas que envolvem o planejamento das atividades de formação; o ambiente de aprendizagem; o papel do formador; aspectos culturais da avaliação; situações, sistema e instrumentos de avaliação, entre outros.