8/10/2020
A Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3.a Região (EMAG) realiza, entre 6 e 9 de outubro, o evento “Desnudando Preconceitos”. São quatro palestras que abordam temas como a exclusão social de ciganos, o antissemitismo, a realidade da população negra e a resistência de povos indígenas, sempre das 11h às 12h30 e com transmissão ao vivo pelo Microsoft Teams e pelo canal da EMAG no YouTube.
No dia 6, a cigana, pesquisadora, artista e produtora cultural Aline Miklos expôs sobre “Povos ciganos: mitos, estereótipos e exclusão social”, tendo como debatedores o Subprocurador-Geral da República Luciano Maia e a Juíza Federal Márcia Hoffmann do Amaral e Silva Turri.
No dia 7, o advogado e Presidente da Confederação Israelita do Brasil, Fernando Lottenberg, palestrou sobre “O antissemitismo como forma de racismo”, com debate a ser conduzido pela Diretora da EMAG, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta, e pela Juíza Federal Diana Brunstein.
No dia 8, é a vez da também Desembargadora Federal do TRF3 Daldice Santana fazer explanação sobre “Negros: a norma e a realidade”, coma participação da Juíza Federal Renata Andrade Lotufo e da Professora Doutora da Universidade de São Paulo Eunice Prudente como debatedoras.
A última palestra, no dia 9, será sobre “Resistência Indígena contra o Preconceito – Do Colonialismo à Atualidade”, com o líder indígena Douglas Krenak, da terra indígena Krenak, sendo debatedores o Desembargador Federal do TRF3 Paulo Fontes e o Professor Doutor da Universidade Mackenzie Flávio de Leão Bastos Pereira.
São responsáveis pela coordenação do evento a diretora da EMAG, Desembargadora Federal Therezinha Cazerta; a Desembargadora Federal Inês Virgínia; e as Juízas Federais Márcia Hoffmann do Amaral e Silva Turri e Renata de Andrade Lotufo.