14/08/2020
Prestes a iniciar as atividades da terceira turma do curso “Gestão Cartorária e Processo Judicial eletrônico”, o Juiz Federal José Denilson Branco gravou vídeo no qual relaciona as novas habilidades que serão requeridas dos juízes para o enfrentamento de uma realidade que está emergindo.
Tutor do curso à distância oferecido pela Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3.a Região (EMAG), Denilson Branco afirma que o Poder Judiciário atravessa um momento de mudança.
Com o vídeo, da série Conexões, do portal EMAGConecta, o juiz federal e formador da EMAG busca incentivar os magistrados a se prepararem para os novos tempos. Ele explica que o curso dá ênfase a questões práticas e ao domínio das ferramentas mais importantes do PJe.
Denilson Branco também faz uma breve apresentação do conteúdo programático e comenta vantagens do PJe, como a possibilidade de se obter o conteúdo de qualquer decisão judicial no âmbito da Justiça Federal da 3.a Região.
A capacitação ocorre logo após um marco importante na informatização da 3.a Região, que foi a digitalização de quase todo o acervo físico dos processos do TRF3.
O Projeto “TRF 100% PJe” resultou na virtualização de 78,26% do acervo do segundo grau em 2019, quando foram digitalizados os feitos de natureza não criminal. Em junho último, começou a terceira etapa da informatização da 3.a Região.
A terceira turma terá aulas entre os dias 8 e 18 de setembro próximo. As inscrições podem ser feitas no site da EMAG. O curso tem 20 horas-aula e é credenciado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (ENFAM).
O vídeo está disponível no canal da EMAG no YouTube.