1) Por que o MFA está sendo aplicado?
Resposta: Com o recente aumento de violações de segurança e ataques a contas, é importante aperfeiçoar a segurança para proteger a Justiça Federal da 3ª Região contra-ataques cibernéticos. De acordo com o Relatório do Fórum Econômico Mundial de 2022, “falha de segurança cibernética” está entre os 10 principais riscos que cresceram desde o início da crise do COVID-19. Em 2020, os ataques de ransomware aumentaram 435%.
A implementação da autenticação multifator (MFA) é uma das ações mais fáceis e eficazes para melhorar a segurança de seus dados. Em 2023, essa ferramenta deixou de ser uma recomendação, tornando-se uma necessidade.
2) Quais aplicativos/sistemas o MFA protege?
Resposta: Atualmente, a autenticação multifator (MFA) está sendo usada para todos os aplicativos do Microsoft Office 365, incluindo Outlook, Teams, OneNote, OneDrive e SharePoint.
3) Estou recebendo solicitações de autenticação, mas não estou tentando entrar. O que devo fazer?
Resposta: Se você não está tentando acessar sua conta em um novo dispositivo e está recebendo pedidos para aprovar acessos, provavelmente um agente mal-intencionado está tentando comprometer sua conta.
Apenas aprove solicitações de autenticação quando tiver certeza de que foi você o responsável pela tentativa de acesso. Se você receber solicitações de autenticação que não foram instigadas por você, não clique em "aprovar" e entre em contato com a SETI, abrindo um chamado no sistema:
https://callcenterotrs.trf3.jus.br/otrs/customer.pl
Em seguida, altere sua senha.
4) Há limites de dispositivos com uso de MFA?
Resposta: Não. Você pode usar o MFA em quantos dispostivos quiser (computador, notebook, tablet, etc). A autenticação será solicitada sempre que acessar sua conta pela primeira vez em qualquer um dos aparelhos.
5) Existe impedimento para ter as duas formas de autenticação (APP Authenticator e SMS)?
Resposta: Não. É possível utilizar as duas formas.
6) Fiz meu cadastro pelo APP Authenticator, como faço para mudar para SMS?
Resposta: Se você já utiliza o MFA, não é necessário fazer qualquer modificação. Mas caso queira mudar a opção basta escolher Desejo configurar um método diferente e escolher Telefone.
7) Fiz meu cadastro pelo APP Authenticator. Preciso mudar para SMS, já que é o recomendado?
Resposta: Se o Authenticator está funcionando não é necessário fazer nenhuma mudança,
8) Como faço minha autenticação MFA caso esqueça o celular?
Resposta: Será necessário abrir um CallCenter – Chamados de TI para utilização de um outro método.
9) É possível trocar o número de telefone cadastrado?
Resposta: É possível cadastrar um segundo número antes da alteração e depois remover o número que será desativado.
10) O smartphone tem que ser Android ou IOS?
Resposta: Para o modo SMS é irrelevante o sistema operacional do celular. O aplicativo existe para ambos, porém pode haver questões de versões que inviabilizem sua utilização.
11) Posso utilizar o APP Google Authenticator?
Resposta: Não. O recomendado é a utilização de SMS ou APP Authenticator, da Microsoft.
12) Eventual alteração de senha de acesso afetará o MFA?
Resposta: Não afetará. Mas após a alteração de senha ela será solicitada, junto com o segundo fator de autenticação, em todos os dispositivos que utilizar o Office