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InternetAssessoria de Comunicação SocialCampanhas2023MFA - Multifator de autenticação

Perguntas Frequentes

1) Por que o MFA está sendo aplicado?

Resposta: Com o recente aumento de violações de segurança e ataques a contas, é importante aperfeiçoar a segurança para proteger a Justiça Federal da 3ª Região contra-ataques cibernéticos. De acordo com o Relatório do Fórum Econômico Mundial de 2022, “falha de segurança cibernética” está entre os 10 principais riscos que cresceram desde o início da crise do COVID-19. Em 2020, os ataques de ransomware aumentaram 435%.

A implementação da autenticação multifator (MFA) é uma das ações mais fáceis e eficazes para melhorar a segurança de seus dados. Em 2023, essa ferramenta deixou de ser uma recomendação, tornando-se uma necessidade.


2) Quais aplicativos/sistemas o MFA protege?

Resposta: Atualmente, a autenticação multifator (MFA) está sendo usada para todos os aplicativos do Microsoft Office 365, incluindo Outlook, Teams, OneNote, OneDrive e SharePoint.


3) Estou recebendo solicitações de autenticação, mas não estou tentando entrar. O que devo fazer?

Resposta: Se você não está tentando acessar sua conta em um novo dispositivo e está recebendo pedidos para aprovar acessos, provavelmente um agente mal-intencionado está tentando comprometer sua conta.

Apenas aprove solicitações de autenticação quando tiver certeza de que foi você o responsável pela tentativa de acesso. Se você receber solicitações de autenticação que não foram instigadas por você, não clique em "aprovar" e entre em contato com a SETI, abrindo um chamado no sistema:

https://callcenterotrs.trf3.jus.br/otrs/customer.pl

Em seguida, altere sua senha.


4) Há limites de dispositivos com uso de MFA?

Resposta: Não. Você pode usar o MFA em quantos dispostivos quiser (computador, notebook, tablet, etc). A autenticação será solicitada sempre que acessar sua conta pela primeira vez em qualquer um dos aparelhos.


5) Existe impedimento para ter as duas formas de autenticação (APP Authenticator e SMS)?  

Resposta: Não. É possível utilizar as duas formas.  


6) Fiz meu cadastro pelo APP Authenticator, como faço para mudar para SMS?  

Resposta: Se você já utiliza o MFA, não é necessário fazer qualquer modificação. Mas caso queira mudar a opção basta escolher Desejo configurar um método diferente e escolher Telefone. 


7) Fiz meu cadastro pelo APP Authenticator. Preciso mudar para SMS, já que é o recomendado?  

Resposta: Se o Authenticator está funcionando não é necessário fazer nenhuma mudança,


8) Como faço minha autenticação MFA caso esqueça o celular?  

Resposta: Será necessário abrir um CallCenter – Chamados de TI para utilização de um outro método. 


9) É possível trocar o número de telefone cadastrado?  

Resposta: É possível cadastrar um segundo número antes da alteração e depois remover o número que será desativado.  


10) O smartphone tem que ser Android ou IOS?  

Resposta: Para o modo SMS é irrelevante o sistema operacional do celular. O aplicativo existe para ambos, porém pode haver questões de versões que inviabilizem sua utilização.  


11) Posso utilizar o APP Google Authenticator?  

Resposta: Não. O recomendado é a utilização de SMS ou APP Authenticator, da Microsoft. 


12) Eventual alteração de senha de acesso afetará o MFA?  

Resposta: Não afetará. Mas após a alteração de senha ela será solicitada, junto com o segundo fator de autenticação, em todos os dispositivos que utilizar o Office  


 

Publicado em 03/07/2023 às 17h32 e atualizado em 04/12/2024 às 17h00