Descrição da Imagem: Desenho de pessoa com expressão de esforço para evitar pensamentos.
Texto: "Setembro Amarelo. Falando Abertamente sobre Suicídio"
As razões podem ser as mais diversas, porém muito mais gente do que se imagina apresenta pensamento de morte, como uma saída para a sua dor. Segundo estudo realizado pela Unicamp, 17% dos brasileiros, em algum momento, pensaram seriamente em dar um fim à própria vida e, desses, 4,8% chegaram a elaborar um plano para isso. Em muitos casos, é possível evitar que esses pensamentos suicidas se tornem realidade e a primeira medida preventiva é o acesso à informação de qualidade.
O assunto, que já foi um tabu muito maior, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação de sinais, oferta e busca por ajuda, justamente pelos preconceitos e falta de orientação.
No Brasil, atualmente, 34 pessoas por dia tiram a própria vida, sendo esse um motivo muito importante para buscarmos informações sobre as principais causas de suicídio, formas adequadas de apoio e tratamentos disponíveis, dentre outras referências.
Setembro é o mês mundial de prevenção do suicídio, chamado também de Setembro Amarelo, e traz consigo campanhas de conscientização sobre a importância da prevenção do suicídio. O Setembro Amarelo surgiu com a ideia de quebrar tabus, reduzir estigmas, estimular que as pessoas busquem e ofereçam ajuda.
Por essa razão, divulgamos o informativo produzido pelo Centro de Valorização da Vida - CVV, "Falando Abertamente sobre Suicídio", com informações relevantes sobre o tema. Para saber mais clique no link: Informativo CVV
O CVV fornece apoio emocional e realiza prevenção do suicídio, com atendimentos voluntários e gratuitos, 24h por dia. Ligue 188 ou acesse https://www.cvv.org.br/.
É importante ressaltar que a tentativa efetiva ou risco iminente de suicídio é uma emergência médica e deve-se acionar o SAMU (192).
A Equipe Psicossocial do TRF3 está à disposição para oferecer acolhimento, informações, orientações e encaminhamentos por meio dos seguintes canais:
Profissionais: Célia Regina Lopomo Pereira/Psicóloga, Djenane Medina Jovita Vendramini/Assistente Social e Elisabete Felix Farias/Assistente Social.
Divisão de Assistência à Saúde - DSAU/UBAS.
E-mail:dsau@trf3.jus.br
Tel.:(11) 3012-1563.
O contato também pode ser realizado por meio da Plataforma MS Teams diretamente com as profissionais citadas.
Agradecimentos à Seção de Atenção à Saúde/ Divisão de Saúde da JFSP que gentilmente compartilhou o material desta campanha.