Ninguém quer ser vítima de um golpe de phishing. No entanto, há uma boa razão para que tais golpes continuem: eles são bem-sucedidos o suficiente para que os cibercriminosos obtenham lucros maciços. Os golpes de phishing existem praticamente desde o início da Internet e não desaparecerão tão cedo. Felizmente, existem maneiras de evitar que você mesmo se torne uma vítima. Aqui estão 10 diretrizes básicas para se manter seguro:
1. Mantenha-se informado sobre as técnicas de phishing – Novos golpes de phishing estão sendo desenvolvidos o tempo todo. Sem ficar por dentro dessas novas técnicas de phishing, você pode inadvertidamente ser vítima de uma delas. Fique de olho nas notícias sobre novos golpes de phishing. Ao descobrir sobre eles o mais cedo possível, você correrá um risco muito menor de ser pego por um.
2. Pense antes de clicar!– Tudo bem clicar em links quando você estiver em sites confiáveis. Clicar em links que aparecem em e-mails aleatórios e mensagens instantâneas, no entanto, não é uma jogada tão inteligente. Passe o mouse sobre os links dos quais você não tem certeza antes de clicar neles. Eles lideram onde deveriam liderar? Um e-mail de phishing pode alegar ser de uma empresa legítima e, quando você clica no link para o site, pode parecer exatamente com o site real. O e-mail pode solicitar que você preencha as informações, mas o e-mail pode não conter seu nome. A maioria dos e-mails de phishing começa com “Prezado cliente”, então você deve ficar alerta quando se deparar com esses e-mails. Em caso de dúvida, vá diretamente à fonte em vez de clicar em um link potencialmente perigoso.
3. Instale uma barra de ferramentas anti-phishing– Os navegadores de Internet mais populares podem ser personalizados com barras de ferramentas anti-phishing. Essas barras de ferramentas executam verificações rápidas nos sites que você está visitando e as comparam com listas de sites de phishing conhecidos. Se você se deparar com um site malicioso, a barra de ferramentas irá alertá-lo sobre isso. Esta é apenas mais uma camada de proteção contra golpes de phishing e é totalmente gratuita.
4. Verifique a segurança de um site –É natural ser um pouco cauteloso ao fornecer informações financeiras confidenciais online. Contanto que você esteja em um site seguro, no entanto, você não deve ter problemas. Antes de enviar qualquer informação, verifique se a URL do site começa com “https” e deve haver um ícone de cadeado fechado próximo à barra de endereço. Verifique também o certificado de segurança do site. Se você receber uma mensagem informando que um determinado site pode conter arquivos maliciosos, não abra o site. Nunca baixe arquivos de e-mails ou sites suspeitos. Mesmo os mecanismos de pesquisa podem mostrar certos links que podem levar os usuários a uma página de phishing que oferece produtos de baixo custo. Se o usuário fizer compras em tal site, os detalhes do cartão de crédito serão acessados por cibercriminosos.
5. Verifique suas contas online regularmente– Se você não visita uma conta online por um tempo, alguém pode estar tendo um dia de campo com ela. Mesmo que não seja tecnicamente necessário, verifique cada uma de suas contas online regularmente. Adquira o hábito de alterar suas senhas regularmente também. Para evitar golpes de phishing bancário e de phishing de cartão de crédito, você deve verificar pessoalmente seus extratos regularmente. Obtenha extratos mensais de suas contas financeiras e verifique cada entrada cuidadosamente para garantir que nenhuma transação fraudulenta tenha sido feita sem o seu conhecimento.
6. Mantenha seu navegador atualizado– Patches de segurança são lançados para navegadores populares o tempo todo. Eles são lançados em resposta às brechas de segurança que os phishers e outros hackers inevitavelmente descobrem e exploram. Se você normalmente ignora mensagens sobre como atualizar seus navegadores, pare. Assim que uma atualização estiver disponível, baixe-a e instale-a.
7. Use firewalls – Firewalls de alta qualidade atuam como buffers entre você, seu computador e intrusos externos. Você deve usar dois tipos diferentes: um firewall de desktop e um firewall de rede. A primeira opção é um tipo de software e a segunda opção é um tipo de hardware. Quando usados juntos, eles reduzem drasticamente as chances de hackers e phishers se infiltrarem em seu computador ou rede.
8. Desconfie de pop-ups– Janelas pop-up geralmente se disfarçam como componentes legítimos de um site. Com muita frequência, porém, são tentativas de phishing. Muitos navegadores populares permitem bloquear pop-ups; você pode permiti-los caso a caso. Se alguém conseguir escapar, não clique no botão “cancelar”; esses botões geralmente levam a sites de phishing. Em vez disso, clique no pequeno “x” no canto superior da janela.
9. Nunca forneça informações pessoais– Como regra geral, você nunca deve compartilhar informações pessoais ou financeiras confidenciais pela Internet. Essa regra remonta aos dias da America Online, quando os usuários precisavam ser avisados constantemente devido ao sucesso dos primeiros golpes de phishing. Na dúvida, acesse o site principal da empresa em questão, pegue o número e ligue para eles. A maioria dos e-mails de phishing direcionará você para páginas onde são necessárias entradas de informações financeiras ou pessoais. Um usuário da Internet nunca deve fazer entradas confidenciais através dos links fornecidos nos e-mails. Nunca envie um e-mail com informações confidenciais para ninguém. Crie o hábito de verificar o endereço do site. Um site seguro sempre começa com “https”.
10. Use software antivírus– Existem muitas razões para usar um software antivírus. Assinaturas especiais incluídas no software antivírus protegem contra brechas e soluções tecnológicas conhecidas. Apenas certifique-se de manter seu software atualizado. Novas definições são adicionadas o tempo todo porque novos golpes também estão sendo inventados o tempo todo. As configurações de anti-spyware e firewall devem ser usadas para evitar ataques de phishing e os usuários devem atualizar os programas regularmente. A proteção do firewall impede o acesso a arquivos maliciosos bloqueando os ataques. O software antivírus verifica todos os arquivos que vêm da Internet para o seu computador. Isso ajuda a evitar danos ao seu sistema.
Você não precisa viver com medo de golpes de phishing. Ao manter as dicas anteriores em mente, você poderá desfrutar de uma experiência online sem preocupações.
Lembre-se de que não existe uma maneira infalível de evitar ataques de phishing,