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Processos de Trabalho Setores Administrativos TRF3


PROCESSOS DE TRABALHO MAPEADOS:

 

1) UNIDADES SUBORDINADAS À PRESIDÊNCIA DO TRIBUNAL

Assessoria de Cerimonial e Relações Institucionais (ACER)

Processo de TrabalhoObjetivoFluxogramaMapa de Riscos*
Assessorar o Presidente do Tribunal em eventos externosAcompanhar o Presidente do TRF3 em eventos externos, direcionando, orientando sobre as regras de Protocolo e Cerimonial e otimizando o tempo e a eficiência da sua participaçãoNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Atualizar banco de dados de autoridades e das fichas para eventosManter o banco de dados de autoridades e as respectivas fichas de identificação atualizados para utilização em eventosNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Encaminhar cartões de felicitações a autoridadesElaboração e encaminhamento de mensagens eletrônicas de felicitações às autoridades do judiciário definidas pela Presidência do TRF3Não háNão é caso de análise pelo Comitê
Organizar eventos e solenidadesPlanejar, organizar e executar os diversos eventos e solenidades demandados pela Presidência do TRF3Não háAprovado pelo Comitê em 24/10/2022
Solicitar coffee breakPossibilitar coffee break em eventos da Presidência do TRF3Não háNão é caso de análise pelo Comitê
Recepcionar autoridades no TRFRecepcionar e direcionar autoridades em visitas ao Presidente do TRF3Não háNão é caso de análise pelo Comitê
Apoiar a recepção e condução das visitas do Projeto "TRF3 de Portas Abertas"Apoiar a recepção e a condução dos inscritos no Projeto "TRF3 de Portas Abertas - Para Uma Visão Cidadã", gerido pelo Gabinete da Ouvidoria-GeralNão háNão é caso de análise pelo Comitê

 

 

Assessoria de Comunicação Social (ACOM)

Processo de TrabalhoObjetivoFluxogramaMapa de Riscos*
Atender à ImprensaPromover a transparência do órgão de acordo com a demanda da sociedadeNão háAprovado pelo Comitê em 18/03/2021
Cobrir eventos do TRF3Atividades e eventos  promovidos pelos diversos setores do TRF3 registrados com fotos e vídeos, de acordo com prioridades definidas pela PresidênciaNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Disponibilizar notícias no mural eletrônicoSelecionar e divulgar no mural eletrônico notícias de servidores, magistrados e pessoas que circulam no prédio do TRF3Não háNão é caso de análise pelo Comitê
Divulgar notícias de interesse internoFacilitar a circulação de informações de interesse de servidores e magistrados por diversos meios (Jornal TRF3 Notícias, e-mail em massa, banners, entre outros)Não háNão é caso de análise pelo Comitê
Divulgar notícias institucionaisPromover a transparência do órgão de forma ativa, de acordo com o art. 8º, § 2º, da Lei de Acesso à informaçãoNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Elaborar clippingBusca e registro na intranet de notícias divulgadas nos principais jornais e veículos de comunicação, relacionadas à JF3R para controle e possível intervençãoNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Monitorar o de conteúdos das páginas de internet e intranet do TRF3Acompanhar, como integrante do Cogecon, os conteúdos divulgados na internet e intranet pelas diversas áreas, de acordo com a Resolução Pres nº 83/2016Não háAprovado pelo Comitê em 04/02/2021
Produzir vídeos institucionaisProduzir vídeos institucionais de acordo com o interesse público, pertinência da estratégia de mídia e autorização da PresidênciaNão háNão é caso de análise pelo Comitê

 

 

Assessoria de Desenvolvimento Integrado e Gestão Estratégica (ADEG)

Processo de TrabalhoObjetivoFluxogramaMapa de Riscos*
Planejamento estratégico da 3.ª RegiãoElaborar o planejamento estratégico da 3.ª Região observando as diretrizes do CNJ e do CJF; desdobrar o planejamento regional em situacional - TRF, SJSP e SJMS -, definir objetivos, impulsionar e acompanhar a execução, renovando anualmente o plano de ação contendo iniciativas e projetos que visam ao cumprimento das metasem elaboraçãoem elaboração
Elaboração, consolidação e alteração de atos normativosElaborar estudo e proposta de redação, articulação, alteração, revisão e consolidação de atos normativos no âmbito da Justiça Federal da 3.ª Região (inclui: normas de estrutura do tribunal; normas de estrutura do 1.º grau; normas de extinção, realocação, instalação ou alteração de competência de unidade judiciária; normas que internalizam procedimentos ou políticas decorrentes de normativos do CNJ, CJF ou outros diplomas legais; e instituição de comitês, comissões e grupos de trabalho)em elaboraçãoem elaboração
Elaboração do relatório de gestão - prestação de contasOrientar os gestores na elaboração do conteúdo de acordo com as diretrizes do TCU, zelando para que o máximo de informações sejam disponibilizadas e atualizadas na transparência e prestação de contas; compilar e submeter à Presidência para revisão e solicitar a diagramação finalem elaboraçãoem elaboração
Gestão do portfólio de projetos e acompanhamento dos projetos estratégicos do TribunalRealizar a gestão do portfólio de projetos da 3.ª Região, prestar apoio aos gestores e gerentes na gestão de projetos e registros, participar das atividades de planejamento, controle e divulgação dos Projetos Estratégicos do TRF3em elaboraçãoem elaboração
Publicação de painéis BIAcompanhar as atualizações e divulgar na intranet e/ou internet Painéis BI de interesse da administraçãoem elaboraçãoem elaboração
Impulsionar as atividades de inovação (iLabTRF3)Organizar oficinas de inovação no iLabTRF3; gerenciar e executar os projetos do laboratório até sua implantação institucionalem elaboraçãoem elaboração
Gestão de processos de trabalho - Ciclo de gestão por processos e gerenciamento de riscosAnalisar as diagramações e os mapas de riscos dos processos de trabalho realizados pelas unidades do Tribunal, prestando informações ou esclarecendo dúvidas sobre o assunto, sempre que solicitado pelos gestores. Submeter os mapas de riscos à análise do Comitê Gestor de Riscos, nas hipóteses determinadas pela Portaria Pres n.º 2143/2021, e assessorar as atividades do Comitê. Dar publicidade aos diagramas e aos mapas de riscos, na intranet do TRF3, e aos diagramas, na internet do TRF3FluxoAprovado pelo Comitê em 16/12/2021
Acompanhamento do cumprimento do Plano de Logística SustentávelPlanejar, executar e acompanhar ações para realização do Plano de Logística Sustentável, observando-se os indicadores estabelecidos pela Administração, bem como submetendo, à Comissão Socioambiental projetos relativos ao tema desenvolvimento sustentável ou atualizações de indicadores, sempre em observância às normas estabelecidas pelo CNJ e CJF. Consolidar e divulgar, ao público interno e externo, se as metas do CJF e também os indicadores do PLS foram atingidos, informações que devem ser compiladas em relatório anual do PLSFluxoem elaboração
Acompanhamento do cumprimento do Plano de Acessibilidade e InclusãoPlanejar, executar e acompanhar ações para realização do Plano de Acessibilidade e Inclusão. Executar o plano de ação para que seja finalizado no período planejado e identificar melhorias para a elaboração dos planos de ação dos exercícios futurosem elaboraçãoem elaboração
Gestão de dados estatísticosIdentificar a necessidade de elaborar relatórios estatísticos; criar parâmetro de extração de dados; solicitar criação de indicadores estatísticos à SETI; validar os indicadores criados; definir a apresentação de dados em painel de Business Intelligence-BI; diagramar o painel de BI conforme a necessidade dos usuários; validar dados do painel BI; publicar dados para consulta pública; atualizar os dados periodicamente e monitorar a necessidade de atualização de parâmetrosem elaboraçãoem elaboração
Atendimento às demandas de dados estatísticosAnalisar as solicitações recebidas por e-mail, SEI e call center, levantar os dados e oferecer respostaem elaboraçãoem elaboração
Monitoramento do envio de dados ao CNJ para a base DataJudAcompanhar os painéis disponibilizados pelo CNJ com resultado dos dados enviados mensalmente à Base Replicada Nacional DataJud, a fim de certificar a exatidão dos dados e, quando necessário, realizar as correções necessárias junto à SETI, às unidades judiciárias, à SEJU, à CORE ou demais órgãosem elaboraçãoem elaboração
Gestão da atualização das tabelas de classe, assunto e movimentos, dos sistemas processuaisGestão das atualizações de classe, assuntos e movimento no que tange à consulta ao CNJ e encaminhamento para as atualizações necessárias nos sistemas processuais.FluxoAprovado pelo Comitê em 31/1/2024

 

 

Assessoria de Gestão de Sistemas de Informação (AGES)

Processo de TrabalhoObjetivoFluxogramaMapa de Riscos*
Desenvolvimento e parametrização de fluxos PJeDesenvolvimento e correção da parametrização e fluxos relacionados ao Processo Judicial Eletrônico (PJe)em elaboraçãoem elaboração
Atendimento aos usuários do sistema PJeAtendimento ao público interno (magistrados e servidores de 1.º e 2.º graus) e público externo para solução de problemas relacionados ao acesso e às funcionalidades do sistema PJeNão háAprovado pelo Comitê em 27/01/2022
Manutenção negocial do sistema SEIGerenciamento das atualizações de versão do sistema SEI e de tipos de documentos e processosNão háAprovado pelo Comitê em 27/03/2023
Publicação de matériasDivulgar os atos oficiais e demais matérias de interesse do TRF3FluxoNão é caso de análise pelo Comitê

 

 

Assessoria de Licitações e Contratos (ALIC) 

Processo de TrabalhoObjetivoFluxogramaMapa de Riscos*
Exame de legalidade das contrataçõesExaminar a conformidade legal das contratações da Justiça Federal da 3ª Região mediante análise jurídica prévia e apoio jurídico às unidades gestoras nos termos da Norma de Estrutura da ALIC aprovada pela Resolução 390/2010 - CA e revisões.FluxoNão é caso de análise pelo Comitê

 

 

Secretaria da Presidência (SEPE) 

Processo de TrabalhoObjetivoFluxogramaMapa de Riscos*
Processamento RequisitórioApresentação de série concatenada dos atos administrativos vinculados, direcionados a fins específicos, destacando-se o estrito cumprimento da ordem cronológica de pagamentos e o efetivo adimplemento das requisições, com a ultimação da entrega da prestação jurisdicional na origemFluxoAprovado pelo Comitê em 22/04/2021

 

  

Secretaria de Auditoria Interna (SAUD)

Processo de TrabalhoObjetivoFluxogramaMapa de Riscos*
Publicar na internet e intranet do TRF3RAtender à Lei nº 12.527/2011 - Lei de Acesso às Informações e na Lei nº 13.709/2018 - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD, quanto à disponibilização das informações afetas à SAUD, tais como: planos de auditoria, processos de contas (relatórios de gestão e relatórios de auditoria de gestão), relatórios de gestão fiscal, demonstrações contábeis da JF3R e normativos de auditoria, para consulta interna e externa.FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Realizar auditorias e monitoramentosAumentar e proteger o valor organizacional das instituições públicas, fornecendo avaliação, assessoria e aconselhamento baseados em risco, e compreende as atividades de planejamento, execução, comunicação dos resultados e monitoramento dos trabalhos, em atendimento ao disposto nas Resoluções CNJ nº 309/2020 e CJF nº 677/2020em elaboraçãoem elaboração
Elaborar Plano Anual de Auditoria (PAA)Identificar as auditorias a serem realizadas pela unidade de auditoria interna, devendo consignar o planejamento e a programação das atividades de auditoria para um exercício, em atendimento ao disposto nas Resoluções CNJ nº 309/2020 e CJF nº 677/2020em elaboraçãoem elaboração
Participação na elaboração do Relatório de Gestão Fiscal - RGFAtender à exigência do art. 54 da LC nº 101/2000, no tocante: validação dos dados constantes dos demonstrativos da despesa com pessoal elaborados pelo setor financeiro do TRF3; envio dos autos ao setor responsável pela edição de ato normativo e respectiva publicação; envio de e-mail ao TCU encaminhando os arquivos da publicação e planilha Excel; alimentação das informações no Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro - SICONFI; publicação do RGF no sítio eletrônico do TRF3em elaboraçãoem elaboração
Acompanhamento das comunicações do Conecta TCUAtender aos arts 71, III, e 74, IV, da CF/88, monitorando o cumprimento das diligências e acórdãos encaminhados pelo TCU, relativos aos atos administrativos do TRF e das Seções Judiciárias da 3ª Região e ao item 5 da Norma de Estrutura da RATP, aprovada pela RES 107/2020-CAFluxoAprovado pelo Comitê em 26/11/2021
Análise da legalidade de atos de pessoalVerificar a legalidade dos atos administrativos relacionados à admissão, concessão e alterações dos benefícios de aposentadorias e pensões, de servidores e magistrados, enviados pelas unidades de pessoal do TRF; atender aos arts 71, III, e 74, IV, da CF/88, bem como à Instrução Normativa nº 78/2018-TCU; atender aos itens 3, 4, 6 e 7 da Norma de Estrutura da RCAT, aprovada pela RES 390/2010-CA e atualizada pela RES 477/2014-CAFluxoAprovado pelo Comitê em 17/02/2022
Envio mensal de fichas financeiras ao TCUAtender à solicitação encaminhada pelo Ofício 1973/2018-TCU/Sefip, de 4/5/2018, com fulcro nos arts 42 e 87 da Lei 8.443/92 c/c o art 9º da Instrução Normativa 78/2018-TCU, bem como ao determinado no Despacho SAUD 3752786, com a disponibilização mensal, no prazo de quinze dias, a contar do último dia de cada mês, a partir de março de 2018, dos dados cadastrais e respectivas fichas financeiras de todos os magistrados e servidores, incluindo comissionados, aposentados, instituidores de pensão e pensionistas, e ao item 4 da Norma de Estrutura da RATP, aprovada pela RES 107/2020-CAFluxoAprovado pelo Comitê em 09/12/2021

 

 

Secretaria de Segurança Institucional (SSEG)

Processo de TrabalhoObjetivoFluxogramaMapa de Riscos*
Gestão de materiais e equipamentos restritosZelar pela guarda e controle da entrada e saída de equipamento restritosem elaboraçãoem elaboração
Gestão de materiais e equipamentos de incêndioManter a disponibilidade dos serviços de prevenção e combate a incêndioem elaboraçãoem elaboração
Gestão do sistema de controle de acessoManter o funcionamento do sistema de controle de acesso do edifiício sede do TRF3em elaboraçãoem elaboração
Gestão do sistema de CFTVManter o funcionamento do sistema de CFTV do edificio sede do TRF3em elaboraçãoem elaboração
Controle de cadastro de colaboradores e estagiáriosZelar pelo cumprimento da Resolução PRES nº 360/2020em elaboraçãoem elaboração
Proteção e assistência aos magistrados ameaçados ou em situação de riscoRealizar a análise de riscos e adoção de medidas protetivas de magistrados ameaçados, de acordo com o Plano de Proteção Pessoalem elaboraçãoem elaboração
Gestão de multas de trânsitoRealizar o tratamento de infrações de trânsito e multas impostas aos veículos oficiais do TRF3em elaboraçãoem elaboração

 

 

Secretaria de Tecnologia da Informação (SETI)

Processo de TrabalhoObjetivoFluxogramaMapa de Riscos*
Processo de gerenciamento de mudanças de Tecnologia da Informação (TI) - GMUDImplantar um modelo de controle da qualidade dos processos de gerenciamento de mudanças de Tecnologia da Informação (TI) da 3ª Região, baseado nas melhores práticas de Gestão de Serviços de TIFluxoAprovado pelo Comitê em 16/09/2021
Gestão do catálogo de sistemasDivulgar ao público interno os sistemas disponíveis na JF3ªR, seus objetivos e funcionalidades, aplicação e demais informações pertinentes ao temaem elaboraçãoem elaboração
Desenvolvimento de software corporativoAssegurar que métodos e procedimentos padronizados sejam empregados no desenvolvimento de software corporativoem elaboraçãoem elaboração
Modelo de contratação de soluções de TI (MCTI)Planejamento e acompanhamento das aquisições de bens e/ou contratações de serviços de TI para a JF3ªRegião, em cumprimento à Resolução CJF 279/2013em elaboraçãoem elaboração
Pagamento dos contratos de TIGarantir o cumprimento da Ordem de Serviço 64-DIRGem elaboraçãoem elaboração
Processo de conferência à elaboração dos artefatos da etapa do planejamento das contratações de TIGarantir o cumprimento da Resolução CJF 279/2013 – elaboração dos artefatos de acordo com o modelo de contratação de solução de Tecnologia da Informação da Justiça Federal - MCTI-JFem elaboraçãoem elaboração

 

 

Secretaria dos Conselhos de Administração e Justiça (SCAJ) 

Processo de TrabalhoObjetivoFluxogramaMapa de Riscos*
Processar a Sessão de JulgamentoAssessorar a sessão de julgamento dos Conselhos de Administração do TRF3 e do Conselho da Justiça Federal da 3.ª Região.FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Levantar as informações dos magistrados de 2.º Grau relativas ao Acúmulo de Jurisdição - GAJUEnviar os dados às folhas de pagamento (TRF3, SJSP e SJMS), corretos em tempo hábil, de modo a garantir o adequado prosseguimento, nos termos da Resolução n.º 341/2015FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Levantar as informações relativas à convocação de magistrados, em substituição ou em auxílioEnviar os dados às folhas de pagamento do TRF, corretos e em tempo hábil, de modo a garantir o adequado prosseguimento, nos termos das Resoluções n.º 51-2009 do CJF, n.º 72/2009 do CNJ e n.º 209/2015 do CNJFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Levantar as informações relativas à substituição de magistrados de 1.º GrauEnviar os dados às folhas de pagamento (SJSP e SJMS), corretos e em tempo hábil, de modo a garantir o adequado prosseguimento, nos termos da Resolução n.º 1/2008-CJFFluxoAprovado pelo Comitê em 21/02/2021
Levantar os dados relativos às férias de magistrados de 1.º GrauEnviar os dados às folhas de pagamento (TRF3, SJSP e SJMS), corretos e em tempo hábil, de modo a garantir o adequado prosseguimento nos termos da Resolução n.º 130/2010-CJF.FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Levantar os dados relativos às férias de magistrados de 2.º GrauEnviar os dados às folhas de pagamento (TRF3, SJSP e SJMS), corretos e em tempo hábil, de modo a garantir o adequado prosseguimento nos termos da Resolução n.º 130/2010 do CJFFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Processar a promoção de Juiz FederalGerir os dados relativos à vida funcional do magistradoFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Processar a promoção de Juiz Federal SubstitutoGerir os dados relativos à vida funcional do magistrado; elaborar o edital do concurso; Gerenciar o sistema eletrônico de promoçãoFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Processar a remoção externa de magistradosGerenciar a remoção externa, nos termos da Resolução UPLE n.º 05/2016FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Processar a remoção interna de magistradosGerir os dados relativos à vida funcional do magistrado; elaborar o edital do concurso; Gerenciar o sistema eletrônico de remoção, tanto de Juiz Federal quanto de Juiz Federal Substituto.FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Levantar as informações dos magistrados de 1.º Grau relativas ao Acúmulo de Jurisdição - GAJUEnviar os dados às folhas de pagamento (TRF3, SJSP e SJMS), corretos em tempo hábil, de modo a garantir o adequado prosseguimento, nos termos da Resolução CJF n.º 341/2015FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Atualização da lista de antiguidade dos magistrados de 1.º e 2.º grausManter atualizadas as listas de antiguidade dos magistrados de 1º e 2º Graus, para subsidiar os procedimentos de promoção, remoção, designação e outros previstos em regulamentação vigenteNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Processamento de licenças e outros afastamentos de magistradosSubmeter à autoridade competente as solicitações de licenças e outros afastamentos e gerir os dados das concessõesem elaboraçãoem elaboração
Processamento de convocação de magistrado de 1.º grau para o TribunalSubmeter à autoridade competente as indicações de magistrados de 1.º Grau para substituição ou atuação em auxílio no TRF e gerir os dados de convocaçãoNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Gerenciamento das férias dos magistradosRealizar as atividades necessárias para a marcação e fruição dos períodos de férias dos magistrados de 1.º e 2.º Graus e gerir os dados referentes à aquisição, marcação, fruição, conversão em abono pecuniário e indenização de períodosFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Processamento das indicações de magistrados em substituiçãoGarantir, nos termos da regulamentação vigente, que nenhuma Vara Federal da 3ª Região fique sem magistrado designadoNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Emissão de carteira funcionalEmitir as carteiras funcionais de magistrados ativos e inativos de 1º e 2º Graus FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Controle do cumprimento de obrigações legais pelos magistrados de 1.º e 2.º grausGarantir o cumprimento da legislação e regulamentação vigentes referentes às declarações de acúmulo de cargos e rendimentos (teto constitucional), declarações de imposto de renda e cumprimento de obrigações eleitoraisNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Processamento de aposentadoria de magistrados de 1.º e 2.º grausRealizar as atividades necessárias à concessão de aposentadoria aos magistrados que cumprem os requisitos legais Não háNão é caso de análise pelo Comitê
Processamento de abono de permanência de magistrados de 1.º e 2.º grausRealizar as atividades necessárias para concessão de abono de permanência aos magistrados que cumprem os requisitos legaisNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Averbação de tempo de serviço de magistrados de 1º e 2º GrausRealizar as atividades necessárias à averbação de tempo de serviço/contribuição para fins de aposentadoria/disponibilidadeNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Processamento dos pedidos de mudança do regime previdenciário de magistrados de 1.º e 2.º grausGarantir o direito à opção pela mudança para o regime de previdência complementarNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Contagem de tempo para fins de concessão de abono de permanência ou aposentadoria de magistrados de 1.º e 2.º grausDisponibilizar o mapa de contagem de tempo, para subsidiar pedido de concessão de abono de permanência ou de aposentadoriaNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Recadastramento de magistrados inativos e pensionistas do TRF e Seções JudiciáriasFazer prova de vida de aposentados e pensionistas, nos termos da legislação e regulamentação vigentesNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Processamento de solicitação de auxílio-moradiaSubmeter à autoridade competente as solicitações de auxílio-moradia, controlar a entrega de comprovantes e encaminhar às respectivas áreas de folha de pagamento os casos de concessão, conforme regulamentação vigenteFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Processamento de solicitação de auxílio-natalidadeSubmeter à autoridade competente as solicitações de auxílio-natalidade e encaminhar às respectivas áreas de folha de pagamento os casos de concessão, conforme regulamentação vigenteFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Processamento de solicitação de auxílio-funeralSubmeter à autoridade competente as solicitações de auxílio-funeral e encaminhar às respectivas áreas de orçamento e finanças os casos de concessão, conforme regulamentação vigenteFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Processamento de solicitação de adesão à FUNPRESPIntermediar o processo de adesão de magistrados de 1.º e 2.º graus ao fundo de previdência privada e encaminhar as informações necessárias às áreas de folha de pagamento do TRF e Seções Judiciárias para que sejam realizadas as devidas contribuiçõesFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Processamento dos pedidos de adesão ao programa de estímulo ao aperfeiçoamento dos magistradosSubmeter os pedidos de adesão ao programa de estímulo ao aperfeiçoamento de magistrados e acompanhar os casos de concessão, a fim de se fazer cumprir a juntada dos documentos estabelecidos em regulamentaçãoFluxoNão é caso de análise pelo Comitê

 

 

2) DIRETORIA-GERAL E UNIDADES SUBORDINADAS

 

Diretoria-Geral (DIRG)

Processo de TrabalhoObjetivoFluxogramaMapa de Riscos*
Delegação de competência ao Diretor-Geral nas contratações públicas---em elaboraçãoAprovado pelo Comitê em 19/08/2021
Diárias e passagensAtender o interesse da Administração, concedendo diárias e adquirindo passagens aéreas referentes às viagens a serviço, de magistrados, servidores e colaboradores.Fluxoem elaboração
Elaboração do Plano de Contratações Anual - PCAConsolidar todas as contratações planejadas pelas Áreas Requisitantes para o exercício subsequente, necessárias ao alcance dos objetivos estabelecidos no planejamento estratégico do órgão, observado o alinhamento com a Lei Orçamentária Anual, nos termos da Resolução PRES nº 350/2020.FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Atendimento ao Usuário (Biblioteca do TRF3)Atender o usuário interno e externo por meio dos recursos bibliográficos disponíveis na Biblioteca do TRF3, Rede de Bibliotecas da Justiça Federal, outras bibliotecas jurídicas e portais e sites de informação jurídicaFluxoem elaboração

 

 

Assessoria Jurídica da Diretoria-Geral (AJUD) 

Processo de TrabalhoObjetivoFluxogramaMapa de Riscos*
Acordos, convênios e outros ajustes                                                    Celebrar instrumentos de acordos, convênios e outros ajustes em conformidade com a legislação vigente, desde que não implique em repasse de recursos financeirosFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Análise e formalização de Termos de Execução Descentralizada - TEDCelebrar termos de execução descentralizada em conformidade com a legislação vigenteem elaboraçãoNão é caso de análise pelo Comitê
Análise de expedientes sobre pagamentos de exercícios anteriores - DEAAnálise e manifestação em conformidade com a legislação vigenteFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Análise de expedientes, sigilosos ou nãoAnálise e manifestação em conformidade com a legislação vigente.FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Análise de expediente proveniente do Juiz de CooperaçãoAnálise e manifestação em conformidade com a legislação vigente.FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Análise e Formalização de Termos de Cessão de UsoCelebrar termos de cessão de uso em conformidade com a legislação vigente. FluxoNão é caso de análise pelo Comitê

 

 

Secretaria da Administração (SADI)

Processo de TrabalhoObjetivoFluxogramaMapa de Riscos*
Contratações por inexigibilidade de licitaçãoContratações por inexigibilidades de licitação, com fundamento no art. 74 da Lei n.º 14.133/2021Fluxoem elaboração
Contratações por dispensa de licitação - sem disputaContratações por dispensas de licitação, em que não haja processamento por meio do Sistema de Dispensa Eletrônica (sem disputa), com fundamento no art. 75 da Lei n.º 14.133/2021Fluxoem elaboração
Contratações por dispensa de licitação - em razão do valorContratações por dispensa de licitação em razão do valor, na forma eletrônica, com fundamento no art. 75, I e II e § 3.º, da Lei n.º 14.133/2021Fluxoem elaboração
Contratações - Pregão Eletrônico TRF3 (Leis  10.520/2002 e 8.666/1993)Detalhar as atividades realizadades para as contratações por Pregão Eletrônico, de acordo com as leis 10.520/2002 e 8.666/1993, desde a fase de planejamento até o início da execução do contratoFluxoem elaboração
Fiscalização administrativa (fiscal e trabalhista) das contratações terceirizadasAtender a regulamentação normativa para minimizar os riscos de responsabilização subsidiária do TRF3 em ações trabalhistasFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Processar as penalidadesGarantir o correto processamento desses feitos, assegurando direito de defesa, observância dos prazos, intimações, análise dos recursos e efetiva aplicação das penalidades quando for o casoFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Gerenciar a produção de instrumentos contratuaisGarantir que os instrumentos contratuais cumpram todas as formalidades legaisFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Desfazimento de bensGarantir o desfazimento de bens de acordo com o processo próprio e de forma corretaFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Receber material de consumo e permanenteAcompanhar as aquisições de bens e materiais de consumo para o TRF3R, efetivar o pagamento da aquisição ao fornecedor em tempo hábil e de acordo com a legislação, inserir no Sistema de Material e Patrimônio, para o controle do estoqueNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Distribuir material permanenteOrganizar os materiais de forma correta dentro do estoque, devolver ao estoque itens em situação de utilização e manter o controle dos bens distribuídos no TRF3Não háNão é caso de análise pelo Comitê
Gerenciar a emissão dos Atestados de Capacidade Técnica fornecidos pelo TRF3RGarantir o fornecimento de Atestado de Capacidade Técnica aos requisitantes, com informações precisas e seguras à sua finalidadeNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Distribuir material de consumoOrganizar os materiais de forma correta dentro do estoque,  devolver ao estoque itens em situação de utilização e atualizar o estoque físico e financeiro do TRF3 Não háNão é caso de análise pelo Comitê
LicitarProcessar as licitações para aquisição de bens e contratação de serviços e obras e Soluções de TI do TRF3em elaboraçãoem elaboração
Instruir compras e contratações - compra diretaProcessar as compras diretas para aquisição de bens e contratação de serviços para o TRF3Fluxoem elaboração
Instruir compras e contratações - compras por Ata RPProcessar as compras por Ata de Registro de Preços para aquisição de bens e contratação de serviços para o TRF3Fluxoem elaboração
Acompanhar Atas de Registro de PreçosOperacionalizar o Sistema Informatizado de Registro de Preços - SISATA; controlar o saldo das Atas de Registro de Preços; dar publicidade aos preços registrados no TRF3  FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Acompanhamento dos contratos com as empresas terceirizadas desde a fase de licitação até o final da vigênciaAtender a regulamentação normativa na prestação de assessoria técnica em todas as etapas atinentes às contratações terceirizadas FluxoAprovado pelo Comitê em 09/12/2021
Elaborar a proposta orçamentária do exercício seguinteRelacionar todas as aquisições necessárias para o ano e estimar o valorem elaboraçãoem elaboração
Acompanhar a execução orçamentária do ano exercício vigenteEvitar falta de recursos ou sobra orçamentária ao final do exercícioem elaboraçãoem elaboração
Gestão dos saldos dos Programas Internos de TrabalhoManter disponibilidade financeira nos Programas Internos de Trabalhoem elaboraçãoem elaboração
Verificar as médias de consumo e saldo de estoqueEvitar desabastecimento de bens de consumo e/ou permanentes e subsidiar o planejamento de novas aquisiçõesem elaboraçãoem elaboração
Verificar a existência de materiais que deixaram de ser utilizadosEvitar a permanência de materiais sem uso no estoqueem elaboraçãoem elaboração
Planejamento da contrataçãoCumprir as etapas de planejamento, conforme Resolução Pres. 102/2017em elaboraçãoem elaboração
Iniciar os processos de contratação Indicar a melhor forma de licitar (compra direta, compra por pregão, ata de registro de preços) e preencher os formulários pertinentesem elaboraçãoem elaboração
Gerenciamento de contrato com fornecimento de peçasAcompanhar o gerenciamento do contrato de terceirização de mão de obra, no tocante ao fornecimento de peças de manutenção predialem elaboraçãoem elaboração
Suprimento de fundosProceder à análise crítica dos materiais adquiridos por suprimento de fundos e verificar a adequação do procedimento em elaboraçãoem elaboração
Iniciar os processos de pagamento oriundos das contrataçõesCumprir Ordem de Serviço 64 e 65em elaboraçãoem elaboração
Elaboração da proposta anual (Planejamento orçamentário)Relacionar todos os serviços necessários para o ano e estimar o valorem elaboraçãoem elaboração
Definição das necessidades da divisão (Planejamento da Contratação)Elencar as necessidades e lacunas da divisão, iniciar processo SEI, inserir necessidades e justificativas para a contratação; submeter à unidade superiorem elaboraçãoem elaboração
Pesquisa de mercadoPesquisar fornecedores em potencial, verificar atuação no mercado, procurar referênciasem elaboraçãoem elaboração
Pesquisa da convenção coletiva do trabalho, feitura do plano de contratação/termo de referênciaDetalhar o procedimento de contratação; descrever a situação atual, o objetivo da contração e o resultado esperado; justificar a contratação; fazer planilha de cotação de preçosem elaboraçãoem elaboração
Acompanhamento do processo de licitação/contrataçãoAcompanhar o trâmite do processoem elaboraçãoem elaboração
Acompanhamento diário da atuação do contratado, no caso de serviço continuado, monopólio, contrato por adesãoCoordenar e acompanhar a prestação de serviço; fazer rezar o contrato; apontar desvios do contrato; conferir a fatura em contraposição ao serviço realizadoem elaboraçãoem elaboração
Iniciação do processo de pagamentoIniciar processo SEI de pagamento, inserir boleto, extrato, atesto do serviço realizado, certidão do SICAF e SIAFI-NS; enviar processo para o setor de liquidação da despesa para providenciar o pagamentoem elaboraçãoem elaboração
Inserção de documento em liquidação no SIAFIInserir no Sistema de Compras Governamentais o documento em liquidação conforme legislaçãoem elaboraçãoem elaboração
Cadastramento dos usuários no âmbito da Justiça Federal da 3ªR (sistema Hermes)Cadastrar os setores usuários no sistema; inserir usuário no grupo de destinatários, fornecer login e senha de acesso ao usuárioem elaboraçãoem elaboração
Intermediação dos usuários com o CNJ e o CJF, desenvolvedor e suporte do sistema, respectivamenteAtender chamados do callcenter com apontamentos de erro no sistema; entrar em contato com o CNJ e o CJFem elaboraçãoem elaboração
Assistência aos usuários Treinar o usuário sempre que necessárioem elaboraçãoem elaboração
Atendimento ao usuário (sistema SICOM)Fornecer prerrogativa de expedição ao usuário; treinar o usuário quando necessárioem elaboraçãoem elaboração
Acompanhamento das funcionalidades do sistema (SICOM)Apontar à informática do TRF3 as novas necessidades do sistema; trabalhar em conjunto com o setor de informática para implantação das atualizações do sistemaem elaboraçãoem elaboração
Atendimento ao usuário (sistema SEDEX)Treinar o usuário sempre que necessárioem elaboraçãoem elaboração
Acompanhamento das funcionalidades do sistema (SEDEX)Intermediar  o setor de informática do TRF3 com os Correios nas atualizações do sistema; alimentar dados no sistema, como novas tabelas de preços de carta registradaem elaboraçãoem elaboração
Cadastramento dos usuários do TRF3 (sistema teleCadastrar usuário no sistema; atualizar o cadastro sempre que necessárioem elaboraçãoem elaboração
Atendimento ao usuário (sistema teleTreinar o usuário sempre que necessárioem elaboraçãoem elaboração
Operação do equipamento de telecomunicaçõesCoordenar e controlar a operação de equipamentos de telecomunicações; elaborar, mensalmente, relatório de serviços realizados e seus referidos custosem elaboraçãoem elaboração
Funcionamento da central de PABXOperar e manter em pleno funcionamento a central de PABX; fornecer elementos para a aquisição de material visando a manutenção dos sistemas e aparelhos; identificar defeitos e necessidade de manutençãoem elaboraçãoem elaboração
Atendimento ao público interno e externoManter atualizadas, na intranet e internet, as listas de ramais do TRF3R e a lista de acesso interno dos telefones diretos no TRF3R; prestar informações sobre ramais e números telefônicos aos usuários externos que não têm acesso às listas de ramais; zelar pelo tratamento cordial nos contatos com os usuários; observar as normas de sigilo das informações tratadasem elaboraçãoem elaboração
Acompanhamento diário da atuação da empresa contratada (fiscalização do contrato de telefonistas)Coordenar e acompanhar a prestação de serviço; fazer rezar o contrato; apontar desvios do contrato; conferir a fatura em contraposição ao serviço realizado; acompanhar, conferir e denunciar, se for o caso, as obrigações da empresa para com os terceirizados; providenciar relatório mensal dos terceirizados e do serviço contratadoem elaboraçãoem elaboração
Verificação da necessidade (planejamento da contratação)Analisar a necessidade e viabilidade da contratação da atividade propostaem elaboraçãoem elaboração
Elaboração de editalElaborar memorial descritivo para balizar a contratação demandada atendendo todas as legislações e regramentos em elaboraçãoem elaboração
Acompanhamento técnico da execução da atividade contratadaAcompanhar e conferir a execução das atividades conforme descrição do memorial descritivo do edital que gerou a contratação, observando as condições previstas contratualmenteem elaboraçãoem elaboração
Gestão de contratos com mão de obraVerificar e conferir a assiduidade e pontualidade dos funcionários que compõem os postos de trabalho contratados, e divulgar planilha mensal dos colaboradores que prestaram serviço durante o períodoem elaboraçãoem elaboração
Gestão de contratos sem mão de obraDemonstrar o fluxo de trabalho da gestão dos contratos com mão de obraem elaboraçãoem elaboração
Gestão documental da mão de obra alocadaAcompanhar e auditar os documentos dos funcionários, conferir documentação admissional, férias, depósito de FGTS e INSS, conforme previsto na O.S. 16/2012 - DIRGem elaboraçãoem elaboração
Definir escopo da obra ou serviçoDefinição de tarefas e responsabilidades entre contratante e contratada para o desenvolvimento do projeto e execução da obraem elaboraçãoem elaboração
Elaborar projeto executivoElaboração dos documentos necessários para execução da obra ou serviço (desenhos, especificações técnicas, cronogramas, orçamentos etc.)em elaboraçãoem elaboração
Elaborar especificações, memoriais descritivos, termos de referência etc.Descrever detalhadamente todas as etapas a serem realizadas na execução do projeto, servindo como base para contratação do serviço de mão de obra e execução da obraem elaboraçãoem elaboração
Elaboração do plano de obrasAnalisar a necessidade e viabilidade da contratação das atividades propostasem elaboraçãoem elaboração
Elaboração do Plano Anual de Aquisições e Contratações (Res. PRES nº 102 - Capítulo I)Analisar a necessidade e viabilidade da contratação da atividade propostaem elaboraçãoem elaboração
Acompanhamento do vencimento e renovação dos contratos de duração continuadaAntecipar a prorrogação e novas contratação de contratos de duração continuadaem elaboraçãoem elaboração
Elaboração dos documentos preliminares (termo de abertura, documento de oficialização da demanda, estudos técnicos preliminares etc.)Suprir o processo das informações e procedimentos necessários definidas em normativos vigentesem elaboraçãoem elaboração
Apoio à licitaçãoElaborar análise da documentação técnica e propostas comerciais em licitações de obras, serviços, aquisição de equipamentos e materiais de manutençãoem elaboraçãoem elaboração
Gestão da documentação do contratoSolicitar ART ou RRT do serviço, além de verificar os documentos dos funcionários, conferir documentação admissional, férias, depósito de FGTS e INSSem elaboraçãoem elaboração
Acompanhamento técnico da execução da atividade contratadaAcompanhar e conferir a execução das atividades conforme descrição do memorial descritivo do edital que gerou a contratação, observando as condições previstas no contratoem elaboraçãoem elaboração
Pagamento de fornecedoresElaborar processos de pagamento de obras, serviços, aquisições de equipamentos e materiais de manutenção, encaminhando-os à liquidaçãoem elaboraçãoem elaboração
Atendimento à solicitação (chamados) de usuáriosAlterar o layout do ambiente, serviços de manutenção, telefonia, instalações elétricas etc.em elaboraçãoem elaboração
Sistema SpiuNet - alimentação e atualizaçãoLançar e atualizar as informações dos imóveis (próprios, alugados e cedidos) no sistema SPIUnet da Secretaria de Patrimônio da União - SPUem elaboraçãoem elaboração
Sistema CADIJUS -  alimentação e atualizaçãoLançar e atualizar as informações dos imóveis (próprios, alugados e cedidos) no sistema CADIJUS do Conselho da Justiça Federal - CJFem elaboraçãoem elaboração
Informações e pareceres técnicos por solicitação interna (ADEG, ALIC, UCON etc.) ou externa (MPF, TCU, JFPG etc.)Suprir as informações periódicas ou quando solicitadas através de processos, e-mails etc.em elaboraçãoem elaboração
Digitalizar e indexar processos para envio eletrônico ao STJDigitalizar e indexar processos oriundos da UVIPem elaboraçãoem elaboração
Realização do planejamento da contrataçãoInstrução do processo de contratação com o preenchimento dos formulários atinentes à fase de planejamento (ETP, IPB, TR, mapa de riscos), além da fase de orçamentação e conferência de regularidade fiscal e trabalhistaem elaboraçãoem elaboração
Realização da fase orçamentária da contrataçãoInstrução do processo de contratação com o preenchimento do formulário de requisição de compras, geração de despesas, certidão da Emenda Constitucional nº 95/2016, certidão que a contratação consta no Plano Anual de Contratações, e demais documentos pertinentesem elaboraçãoem elaboração
Elaboração da proposta orçamentária anualFixar as despesas estimadas para o exercício subsequente que servirão de base para a elaboração da proposta orçamentária anual da Corteem elaboraçãoem elaboração
Elaboração e atualização ou revisão do Plano Anual de Contratações - PACRelacionar as contratações do exercício, revisando-se o Plano Anual de Contratações sempre que necessárioem elaboraçãoem elaboração
Projeção e acompanhamento da execução orçamentáriaLançamento dos dados estimados de utilização de recursos para os contratos de duração continuada e das despesas ordinárias, mantendo-os atualizados para fins de decisões de gestãoem elaboraçãoem elaboração
Acompanhamento contratualPromover o acompanhamento contratual do contrato e todos os atos inerentes a essa atividade (negociações, prorrogação contratual, notificações, pedidos de penalidades etc.)em elaboraçãoem elaboração
Instrução inicial dos pagamentos de competência da subsecretariaIniciar o expediente de pagamento e instruí-lo para fins de encaminhamento à liquidação da despesa, possibilitando a execução financeira das despesas de competência da UCOTem elaboraçãoem elaboração
Auxílio na confecção do Relatório de Gestão da SecretariaLevantar informações da execução orçamentária e as condições fáticas e de direito que influenciaram na utilização dos recursos públicos, durante o exercício anterior, a fim de auxiliar na elaboração do Relatório de Gestão pela Secretariaem elaboraçãoem elaboração
Gestão e fiscalização de contratos sem mão de obra alocadaSolicitar, agendar e acompanhar a execução de serviços; solicitar, receber e conferir laudos e resultados de análise; elaborar relatório mensal das atividades; acompanhar estoque, prazos de validade e conformidade dos materiais utilizados pela divisão; e realizar atividades relacionadas à liquidação de despesasem elaboraçãoem elaboração
Gestão e fiscalização de contratos com mão de obra alocadaAcompanhar e conferir a execução das atividades; verificar e conferir a assiduidade e pontualidade dos funcionários; elaborar relatório mensal das atividades; verificar quantidade, qualidade e periodicidade na entrega dos materiais, insumos, equipamentos, uniformes e EPI's; acompanhar e auditar os documentos dos funcionários; e realizar atividades relacionadas à liquidação de despesasem elaboraçãoem elaboração

 

 

Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGE) 

Processo de TrabalhoObjetivoFluxogramaMapa de Riscos*
Elaboração da RAISCumprir normas fiscais do Ministério do TrabalhoFluxoAprovado pelo Comitê em 22/04/2021
Processamento de créditos de exercícios anterioresAnalisar e processar os adequados pagamentos/reposições de exercícios anteriores devidos aos servidores e magistrados do TRF3, nos termos da Resolução CJF n.º 224/2012FluxoAprovado pelo Comitê em 22/04/2021
Processar pagamento de hora extraAnalisar e processar o adequado pagamento de horas extraordinárias aos servidores do TRF3, nos termos da Resolução CJF n.º 04/2008, Resolução CNJ n.º 88/2009 e Resolução PRES TRF3 n.º 296/2012FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Processamento dos créditos da folha de pagamentoAnalisar e processar os adequados pagamentos devidos aos magistrados e servidores do TRF3, nos termos previstos em leisFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Processamento de DIRF e informe de rendimentosCumprir as normas fiscais da Receita FederalFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Elaboração e Gestão do Plano anual de CapacitaçãoEquacionar as oportunidades de capacitação, otimizando o orçamento disponível a fim de promover o constante desenvolvimento das competências individuais na busca pela excelência dos serviços prestados pelo Tribunal, no cumprimento da sua missãoFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Gestão do orçamento anual de capacitação de recursos humanos (CRH)Acompanhar a utilização orçamentária destinada à capacitação de serviores,  com vistas ao equacionamento das ações e otimização do orçamentoFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Elaboração de GFIPRedução de erros e retrabalho; aumento da segurança e otimização dos controlesFluxoAprovado pelo Comitê em 02/09/2021
Processamento de DébitosAnalisar e processar os adequados descontos devidos aos magistrados e servidores do TRF3, nos termos previstos em leis, instruindo e acompanhando os processos administrativos de débitos nos termos da Resolução 068/2009-CJFFluxoAprovado pelo Comitê em 02/09/2021
Concessão de Adicional de QualificaçãoGerenciar a concessão do Adicional de Qualificação, conforme Resolução nº 126/2010-CJFFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Gestão do contrato dos planos de saúde para magistrados, servidores, dependentes e pensionistas vinculados à Justiça Federal da 3ª RegiãoProcurar garantir uma ampla e eficiente assistência à saúde dos servidores, magistrados, dependentes e pensionistas do TRF3 e Seção Judiciária de São Paulo (capital e grande São Paulo), por meio de contratação de plano de saúde, diante da disponibilidade orçamentáriaFluxoAprovado pelo Comitê em 19/08/2021
Instrução de processos para inscrição na dívida ativaInstruir e acompanhar os processos administrativos para inscrição na dívida ativa da União junto à Procuradoria da Fazenda Nacionalem elaboraçãoem elaboração
Gestão de concurso públicoProver o quadro de vagas da Justiça Federal da 3ªR, planejando e executando atividades e procedimentos necessários ao ingresso de servidores por meio da realização de concurso públicoFluxoem elaboração
Gestão do ingresso de servidorProver os cargos vagos dos quadros de pessoal da Justiça Federal da 3ª Região, decorrente de nomeação por aprovação em concurso público e realizar os procedimentos para efetivação do ingresso do servidor no TRF3 (registro no sistema SISRH e assentamento funcional).FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Expedição de carteiras de identidade funcional de servidorFornecer documentos de identidade funcional aos servidoresem elaboraçãoem elaboração
Nomeação/exoneração de diretor de secretaria das seccionais vinculadasExpedir ato(s) de nomeação/exoneração de diretor de secretaria das seccionais vinculadas, nos termos dos arts 9.º e 35 da lei 8112/1990, art. 3.º da Res. 59/1994-CJF3R e arts 2.º e 12 da Res. 3/2008-CJFem elaboraçãoem elaboração
Controle das alterações cadastrais dos servidores ativos, inativos, pensionistas e cotistas (pensões judiciais)Proceder à atualização cadastral dos dados dos servidores ativos e inativos, pensionistasem elaboraçãoem elaboração
Emissão de documentosElaborar certidões e declarações para atender às demandas provenientes de clientes internos e externosem elaboraçãoem elaboração
Processamento das substituições dos titulares de CJ a FC5Acompanhar os lançamentos de substituição em sistema informatizado, bem como cuidar do envio dos dados à Divisão de Folha de Pagamento, prestando assistência aos gestores quando necessárioem elaboraçãoem elaboração
Gerenciamento do cadastramento de servidores na Funpres-JudSubsidiar a Funpres-Jud com as informações dos servidores optantesem elaboraçãoem elaboração
Gestão da frequênciaAcompanhar e processar os dados relativos à frequência dos diversos setores do TRF3em elaboraçãoem elaboração
Gestão das fériasAdministrar e processar os períodos aquisitivos de férias de servidores, com base na Resolução 221/2012-CJFem elaboraçãoem elaboração
Gestão do mapeamento de processos de trabalhoRealizar o mapeamento de processos de trabalho da SEGE, tendo em vista o cumprimento da Res. PRES n.º 136/2017em elaboraçãoem elaboração
Publicação na transparência pública do TRF3Realizar a publicidade de dados sobre gestão de pessoas na Justiça Federal da 3.ª Região, por meio de publicação no sítio eletrônico do TRF3 e do envio dessas informações ao CNJ e ao CJF, seguindo os ditames legais vigentesem elaboraçãoem elaboração
Criação de formulários para solicitações diversasCriar e manter atualizados os formulários de requerimentos administrativos dos servidores do TRF3, com o intuito de solucionar os impedimentos existentes referentes ao dever de efetuar essas solicitações eletronicamenteem elaboraçãoem elaboração
Gestão dos processos administrativos SEIReceber, analisar, instruir, distribuir e monitorar os feitos administrativos eletrônicos via SEI, demandados por servidores, por unidades administrativas da JF3ªR e por demais órgãos variadosem elaboraçãoem elaboração
Concessão de aposentadoria/abono de permanência Garantir o direito de aposentadoria aos servidores da JF3ª Região e de abono de permanência, aos servidores do TRF3, que cumprirem os requisitos estabelecidos na legislação vigenteFluxoAprovado pelo Comitê em 27/03/2023
Concessão de isenção de imposto de renda na fonteGarantir o direito de isenção de imposto de renda na fonte aos servidores aposentados portadores de doenças especificadas em leiem elaboraçãoem elaboração
Reversão de aposentadoriaGarantir a instrução de processos de reversão de servidores para o serviço ativo, por demanda desses ou por cessação de invalidez permanente, desde que atendidos os requisitos legaisem elaboraçãoem elaboração
Concessão de pensão estatutáriaGarantir o direito de percepção de pensão estatutária aos respectivos beneficiários, ocasionada por óbito de servidores pertencentes ao quadro de pessoal da JF de 1º e 2º Graus da 3ª Regiãoem elaboraçãoem elaboração
Concessão de licença-prêmio por assiduidadeGarantir aos servidores o direito à licença-prêmio por assiduidade, nos termos previstos em lei, assim como os direitos decorrentes da concessão (averbação em dobro para fins de aposentadoria, fruição, percebimento em pecúnia etc.)em elaboraçãoem elaboração
Averbação de tempo de serviçoGarantir o direito dos servidores no cumprimento dos requisitos exigidos para aposentadoria e para o recebimento das vantagens pecuniárias decorrentes da averbaçãoem elaboraçãoem elaboração
Concessão da vantagem de décimos/quintosGarantir, na forma da lei, o direito de recebimento da vantagem adquirida pelos servidores em outros órgãosem elaboraçãoem elaboração
Cálculo de tempo de serviçoGarantir a análise da situação dos servidores na classificação/desempate em processos seletivos: remoção nacional, regional, programa especialização, licença capacitação etc.em elaboraçãoem elaboração
Cálculo de tempo de serviço para fins de benefício especial (RPC)Permitir o cálculo, pela área competente, do valor estimado do benefício especial devido aos servidores aposentados ou que vierem a se aposentar nas regras do Regime de Previdência Complementar - RPCem elaboraçãoem elaboração
Concessão de auxílio-natalidadeGarantir o direito de recebimento de auxílio-natalidade ao(à) servidor(a) por motivo de nascimento de filho, em quantia equivalente ao menor vencimento do serviço público, inclusive no caso de natimortoem elaboraçãoem elaboração
Concessão de licençasAnalisar e instruir processos de concessão de licenças e afastamentos previstos na Lei 8.112/90, com exceção daquelas de competência da área de saúdeem elaboraçãoem elaboração
Concessão de adicional de insalubridadeAnalisar e instruir processos administrativos objetivando a concessão de adicional de insalubridade aos servidores/setores que fazem jus à verbaem elaboraçãoem elaboração
Concessão de auxílio moradiaAnalisar e instruir processos administrativos objetivando a concessão de auxílio moradia aos servidores que fazem jus ao benefícioem elaboraçãoem elaboração
Concessão de auxílio funeralAnalisar e instruir processos administrativos objetivando a concessão de auxílio funeral a quem faz jus ao benefícioem elaboraçãoem elaboração
Concessão de ajuda de custoAnalisar e instruir processos administrativos objetivando a concessão de ajuda de custo aos servidores que fazem jus ao benefícioem elaboraçãoem elaboração
Acompanhamento de decisões judiciaisAcompanhar decisões judiciais que impactam folha de pagamento de servidores, ativos ou inativos, e/ou pensionistas, para fins da correta implementação (cumprimento administrativo) do determinado pelo juízoem elaboraçãoem elaboração
Migração de regime previdenciárioAnalisar e instruir processos administrativos em que se processam pedidos de migração de regime previdenciário dos servidoresem elaboraçãoem elaboração
Concessão de horário especial de estudanteAnalisar, instruir, conceder e cadastrar horário especial para estudanteem elaboraçãoem elaboração
Cessão de servidorAnalisar e instruir os processos de cessão de servidores da JF3ªR (TRF3, SJSP, SJMS) para o exercício de FC/CJ em outros órgãos, bem como cadastrar as cessões que envolvam servidores do TRF3em elaboraçãoem elaboração
Requisição de servidorAnalisar e instruir os processos de requisição de servidores de outros órgãos e da 1ª Instância da Justiça Federal (SJSP e SJMS) para o exercício de FC/CJ na Justiça Federal da 3ª Região, bem como cadastrar as requisições que envolvam servidores para atuar no TRF3em elaboraçãoem elaboração
Remoção de servidorAnalisar e instruir os processos de remoção dos servidores da JF3ªRegião (TRF3, SJSP e SJMS), de ofício, no interesse da Administração, e a pedido (para acompanhar cônjuge, por motivo de saúde e a critério da Administração - concursos de remoção), bem como cadastrar as remoções que envolvam o TRF3; gerenciar o Concurso Regional de Remoção e prestar suporte ao CJF nos Concursos Nacionais de Remoçãoem elaboraçãoem elaboração
Lotação de servidoresEncaminhar servidores para lotação, de acordo com o disposto nas Portarias nº 435/2008 e 471/2010, ambas do CATRF3R ou, ainda, conforme orientação da Administraçãoem elaboraçãoem elaboração
Gestão dos quadros de cargos e funçõesManter atualizado o quadro de cargos do órgão, por áreas e setores, a partir de normas de estrutura e movimentações internas a fim de fornecer ao gestores informações precisas quanto à estrutura organizacionalem elaboraçãoem elaboração
Efetivação de designações / dispensas e nomeações / exonerações de FC/CJProcessar as designações/dispensas de FC, bem como as nomeações/exonerações de CJ, para fins de publicaçãoFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Redistribuição de cargosAnalisar e instruir os processos de redistribuição de cargos dos quadros de pessoal da JF3ª Região (TRF3, SJSP e SJMS), bem como efetuar o desligamento dos servidores cujos cargos forem redistribuídos nos sistemas administrativosem elaboraçãoem elaboração
Recadastramento de inativos e pensionistasCumprir o disposto na Resolução PRES nº 106/2001, a fim de manter atualizados os dados cadastrais referentes aos inativos e pensionistas do TRF3em elaboraçãoem elaboração
Recadastramento de licenciados ou removidos para acompanhar cônjuge ou companheiro(a)Cumprir o disposto na Lei nº 8112/90 e na Resolução nº 05/2008-CJF , a fim de formalizar o recadastramento anual obrigatório dos servidores do TRF3, licenciados por motivo de afastamento do cônjuge ou removidos para acompanhar cônjuge ou companheiro(a)em elaboraçãoem elaboração
Controle de regularidade das profissões especializadas perante os respectivos Conselhos RegionaisAtender aos preceitos da Gestão de Riscos, às recomendações dos órgãos de auditoria, bem como ao decidido no PA 0006025-70.2017.4.03.8000em elaboraçãoem elaboração
Controle de regularidade da entrega do IRPFCumprir o disposto nas Leis 8.429/1992 e 8.730/1993, bem como nas Resoluções CJF-RES-2014/00282 e 389/2014-PRES, no que tange à obrigatoriedade de entrega anual da declaração de Bens e Rendas (DBR), ou da cópia da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física - IRPF, ou ainda, da autorização de acesso aos dados de bens e rendas de suas Declarações de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física e respectivas retificações apresentadas à RFBem elaboraçãoem elaboração
Controle de regularidade eleitoralCumprir o disposto no Art. 7º, §1º, II, do Código Eleitoral - Lei 4737/65em elaboraçãoem elaboração
Recadastramento de acúmulo de cargo e teto constitucionalCumprir o disposto na Resolução PRES 40/2016, que dispõe sobre o controle de acúmulo de cargos ou de recebimento de remuneração, subsídio ou proventos, para fins de limitação ao teto constitucional, no âmbito da JF3ªRegiãoem elaboraçãoem elaboração
Gestão do programa de estágioAdministrar o programa de estágio do TRF3, incluindo a contratação do agente integrador, controle do quadro de vagas e acompanhamento dos procedimentos do processo seletivo, contratação, frequência, folha de pagamento e desligamento dos estagiáriosFluxoAprovado pelo Comitê em 09/12/2021
Gestão do programa de voluntariadoAdministrar o programa de voluntariado do TRF3em elaboraçãoem elaboração
Gestão documental dos documentos afetos à gestão de pessoasCuidar do acervo documental da Secretaria, físico e digital, observando a classificação da informação, bem como a temporalidade dos documentosem elaboraçãoem elaboração
Gestão do Sistema de Avaliação de Desempenho - SIADESAcompanhar o desempenho dos servidores em estágio probatório e daqueles que não chegaram a última classe/padrão da carreira, de acordo com o disposto na Resolução nº 43/2008-CJFem elaboraçãoem elaboração
Concessão de progressão e promoção funcionalProcessar as promoções e progressões funcionais ao servidores que ainda não atingiram a última classe/padrão da carreira, observando a Lei 11.416/2006 e a Resolução nº 43/2008-CJFem elaboraçãoem elaboração
Acompanhamento funcional dos servidoresRealizar o acompanhamento funcional dos servidores em estágio probatório e àqueles que demandarem, de acordo com o disposto na Resolução nº 340/2013-Pres., que instituiu o PADPem elaboraçãoem elaboração
Gestão do conhecimentoPromover a retenção do conhecimento dos servidores mais experientes, para poder transmiti-los aos servidores mais novos e, desta maneira, manter a continuidade e qualidade dos servidores prestadosem elaboraçãoem elaboração
Gestão por competênciasAcompanhar as avaliações por competências, prestando suporte aos gestores, a fim de promover o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos servidores com foco em resultadosem elaboraçãoem elaboração
Gestão do programa de incentivo à capacitaçãoIncentivar o aperfeiçoamento e capacitação dos servidores do TRF3em elaboraçãoem elaboração
Gestão das Ações de Capacitação e DesenvolvimentoViabilizar e coordenar as ações de capacitação nas modalidades presencial, semipresencial e a distância, em conformidade ao Plano Anual de CapacitaçãoFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Controle da disponibilidade orçamentária da área da saúdeExaminar a situação orçamentária e elaborar propostas que são elevadas à Administração para decisão sobre a priorização dos programas relativos à área da saúdeem elaboraçãoem elaboração
Gestão de afastamentos por licençasGerenciar os afastamentos demandados por motivo de licença para tratamento de saúde, para tratamento de pessoa da família, de acidente de trabalho e de gestante, de acordo com a legislação vigenteem elaboraçãoem elaboração
Realização de avaliação pericialAvaliar, por meio de perícia singular ou junta médica, solicitações de aposentadoria por invalidez; isenção de imposto de renda; remoção por motivo de saúde; redução de jornada de trabalho por doença; constatação de deficiênciaFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Avaliação de aptidão para o trabalhoAvaliar as condições laborais dos candidatos aprovados em concurso público e servidores; restringir atividades que possam vir a prejudicar a saúde dos servidores; acompanhar portadores de deficiênciaFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Realização de campanhasPromover a solidariedade entre os magistrados e servidores, por meio de campanhas para doações em prol de instituições beneficentes parceirasem elaboraçãoem elaboração
Realização de consultasAssistir aos pacientes em situações de rotina, de urgência e emergência, relacionadas às áreas médicas, de enfermagem, de psicologia, de odontologia e de serviço socialem elaboraçãoem elaboração
Gestão de programas de qualidade de vidaPromover ações culturais (música, teatro, cinema) e estimular a atividade física e a integração familiar, promover e coordenar orientações para grupos específicos: aposentadoria, tabagismo, obesidade etc.em elaboraçãoem elaboração
Gestão de programa de benefíciosConceder benefícios legais: auxílio-saúde; auxílio-transporte e auxílio pré-escolarem elaboraçãoem elaboração

 

 

Secretaria de Planejamento, Orçamento e Finanças (SOFI) 

Processo de TrabalhoObjetivoFluxogramaMapa de Riscos*
Controle da Execução FinanceiraAcompanhar a execução financeira das Unidades Gestoras Executoras, despesas de pessoal, custeio e capital, precatórios e Requisitórios de Pequeno Valor, de maneira que se evite inversões de fonte e inconsistências contábeis passiveis de restrição no SIAFIFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Emissão de empenhoAtividades relativas à execução orçamentáriaFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Conciliação do RMA e RMBConciliação mensal dos saldos do RMA (Relatório de Movimentação de Almoxarifado) e RMB (Relatório de Movimentação de Bens Móveis) com os saldos existentes no SIAFI, em atendimento à Macro função SIAFI 02110FluxoAprovado pelo Comitê em 18/02/2021
Fiscalização da conformidade contábilRegistro da Conformidade Contábil das operações registradas no SIAFI das UG(s) 090015, 090017, 090029, 090035, 090047 e 090055 em atendimento à Macro função SIAFI 020315 - Conformidade Contábil e Macro função SIAFI 020316 - Conformidade de OperadoresFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Gestão do cadastro de usuários REDE-SERPRO, SIAFI e SIASGAtendimento à Macro função SIAFI 020802 - Roteiro de CadastramentoFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Pagamento de sentenças judiciaisAtividades relativas à execução financeira de sentenças judiciaisFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Pagamento de fornecedores / demais pagamentosAtividades relativas à execução financeira de fornecedores, folha de pagamento, diárias, auxílio funeral, suprimento de fundos e outrosFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Processar liquidação da despesaProcessar as atividades relativas à liquidação da despesa e tributação dos documentos de cobrança a serem pagos pelo TRF3FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Programação financeiraAtividades relativas à programação financeiraFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Realizar o monitoramento cadastral dos bens imóveis da JF3RMonitorar a situação cadastral dos bens imóveis sob responsabilidade da Justiça Federal da 3.ª Região nos sistemas SPIUnet e SIAFI, em atendimento ao Ofício n.º CJF-OFI-2016/02920FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Proposta orçamentáriaGerir informações envolvendo e articulando com os gestores da 3ª Região as atividades pertinentes na elaboração da Proposta Orçamentária e compatibilizar os limites orçamentários para as unidades Gestoras da 3ª RegiãoFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
LOA / Créditos / Alteração de plano orçamentárioDescentralização dos orçamentos  para os gestores da 3ª Região conforme as necessidades solicitadas nas planilhas, compatibilizando os limites orçamentários estabelecidos pelo Conselho da Justiça FederalFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Acompanhamento orçamentário TribunalAcompanhar os gastos orçamentários das Secretarias do Tribunal da 3ª RegiãoFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Conformidade de registro de gestãoEnvolve as atividades relativas à conformidade diária ( conformidade de registro de gestão)FluxoAprovado pelo Comitê em 22/07/2021
Alteração do Quadro de Detalhamento da DespesaDescentralização dos orçamentos das Folhas de Sentenças Judiciais e de Exercícios Anteriores de acordo com as necessidades solicitadas pelos gestores da 3ª RegiãoFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Pagamento e prestação de contas de suprimento de fundosEfetuar o cumprimento da execução de pagamentos de suprimentos de fundos e, posteriormente, efetuar a regularização da prestação de contasFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Pagamento de diáriasEfetuar a execução do pagamentos de diárias e proceder ao correto registro do fato contábil no SIAFIFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Acompanhamento das despesas de pessoalDescentralização dos orçamentos de pessoal conforme as necessidades orçamentárias das folhas de pagamento do Tribunal e das Seções Judiciárias da 3ª RegiãoFluxoAprovado pelo Comitê em 27/01/2021
Sub-repasse financeiroSolicitação junto ao CJF o limite financeiro suficiente para a respectiva Programação em sua respectiva Fonte/Vinculação/categoria de gasto de maneira que se propicie a correta execução financeira (pagamentos). Distribuir o limite financeiro recebido do CJF entre as UG's executoras de acordo com a solicitação efetuada na respectiva programação financeiraFluxoAprovado pelo Comitê em 21/10/2021

 

 

Secretaria Judiciária (SEJU) 

Processo de TrabalhoObjetivoFluxogramaMapa de Riscos*
Gerir o Arquivo Geral - Galpão da Presidente WilsonGerir atividades do Arquivo Geral relacionadas ao recebimento, arquivamento e eliminação de documentos administrativos e judiciais do TRF3FluxoAprovado pelo Comitê em 04/03/2021
Gerir autos judiciais findosGerir atividades do Arquivo Geral relacionadas ao recebimento, arquivamento e eliminação de documentos administrativos e judiciais do TRF3FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Gerir documentos administrativosGerir atividades do Arquivo Geral relacionadas ao recebimento, arquivamento e eliminação de documentos administrativos do TRF3FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Transcrição de áudiosTranscrever áudios para processosFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Assistência Judiciária Gratuita - AJGAdministrar o pagamento aos profissionais que atuam na Assistência Judiciária Gratuita - AJG no âmbito do TRF3FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Pagamento de Nota Fiscal AlfasistemaEfetuar o pagamento mensal à empresa Alfasistema Assistência Técnica Ltda em contrapartida aos serviços realizados na manutenção dos sistema de som do TRF3FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Controle e cumprimento de mandados judiciaisReceber, distribuir, cumprir e devolver os mandados.FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Elaborar e controlar a escala do plantão judiciárioAtender ao jurisdicionado nas medidas urgentes fora do expediente normalNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Envio de autos eletrônicos ao STJIndexação e validação dos autos eletrônicos / digitalizados para posterior envio aos órgãos externos através dos Programas i-STJ (C.STJ) ou SISJEF (Turmas Recursais)Não háNão é caso de análise pelo Comitê
Gerenciar os sistemas eletrônicos externos conveniadosGerenciar, como administrador máster, os sistemas eletrônicos externos utilizados pelo TRFNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Prestar informações judiciaisInformar, divulgar e prestar esclarecimentos da área judiciária ao público interno / externo por meio da internet / intranet e telefoneNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Envio de autos físicos ao STJReceber os autos físicos, distribuir à empresa de digitalização e indexação, para posterior validação da RINV e envio ao STJ e Turmas Recursais SP/MSNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Envio dos processos de conflitos de competência ao STJDigitalizar, indexar, validar e enviar para o Programa i-STJ os processos físicos e eletrônicos de conflitos de competência das Subsecretarias das Turmas e Seções do TRF3Não háNão é caso de análise pelo Comitê
Receber autos eletrônicos dos Tribunais SuperioresReceber, identificar o processo originário e dar o devido encaminhamento aos autos eletrônicos recebidos do STJ e STFNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Enviar autos eletrônicos ao STFIndexar e validar os autos eletrônicos para posterior envio ao STF através do Programa i-STFNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Cadastramento dos processos das Subsecretarias das Turmas e Seções do TRF3Cadastrar no Programa SISJEF os processos provenientes das Turmas e Seções do TRF3 e encaminhá-los às Turmas Recursais de SP e MS

Não há

Não é caso de análise pelo Comitê
Realização de cálculos judiciaisElaborar parecer técnico e demonstrativo de cálculo judicialFluxoAprovado pelo Comitê em 07/10/2021
Emissão de certidõesEmitir as certidões judiciais, liberar as certidões de distribuição pelo sistema na internet (com homonímia) e solicitar às Subsecretarias Processantes a liberação das certidões dos processos que correm em segredo de justiçaFluxoAprovado pelo Comitê em 17/02/2022
Gestão dos dados afetos às prisões e benefícios penaisFiscalizar e monitorar o sistema carcerário através da gestão de dados estatísticos relacionados às prisões e benefícios penaisNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Gestão de áudioSonorizar ambiente; gravar e/ou fornecer áudios; controlar e armazenar mídiasFluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Apoio técnico do NURS Prestar apoio técnico aos processos de gestão e transcrição de áudiosem elaboraçãoNão é caso de análise pelo Comitê
Gerenciamento da base de dados da jurisprudênciaGerir a inclusão e disponibilização dos documentos na base de dados de jurisprudência, desenvolver as atividades de análise temática de jurisprudência e responder às pesquisas solicitadas por usuários internos e externosem elaboraçãoem elaboração
Fiscalização do contrato com a empresa de manutenção preventiva dos equipamentos de somConfirmação da execução do serviço contratadoem elaboraçãoem elaboração

 

 

3) OUTRAS UNIDADES

 

Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3.ª Região (EMAG) 

Processo de TrabalhoObjetivoFluxogramaMapa de Riscos*
Contratar docentesViabilizar a realização da programação pedagógicaFluxoAprovado pelo Comitê em 18/02/2021
Calcular o custo estimado de cada ação formativa destinada à capacitação de magistradosAdequar a proposta orçamentária da Escola à programação pedagógicaFluxoAprovado pelo Comitê em 29/07/2021
Coordenar e implementar a programação pedagógicaImplementar as ações de capacitação em conformidade com as diretrizes da EscolaNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Coordenar e implementar os serviços de infraestrutura e logística necessários à execução das ações de capacitaçãoViabilizar a realização da programação pedagógicaNão háAprovado pelo Comitê em 29/07/2021
Elaborar a proposta de programação pedagógicaConsentimento para que magistrados tenham opções de capacitação e aperfeiçoamento alinhado com a demanda pessoal, institucional e socialNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Executar a programação pedagógicaViabilizar a realização da programação pedagógicaFluxoAprovado pelo Comitê em 09/12/2021
Registrar e controlar a  participação dos magistrados nos eventos de capacitaçãoRegistrar o histórico das atividades docentes e discentes dos magistrados para informar processos de remoção e promoção de magistradosNão háNão é caso de análise pelo Comitê
Gerir o acervo audiovisualPreservar e tornar acessível a produção cultural da EscolaNão háAprovado pelo Comitê em 09/12/2021
Coordenar e implementar a realização de concursos públicos para o ingresso na Magistratura Federal da 3ªRProporcionar as condições necessárias para a consecução do processo seletivo dos candidatos à magistratura federal e provimento das vagasFluxoAprovado pelo Comitê em 08/08/2023

 

 

Gabinete da Conciliação (GABCO)

Processo de TrabalhoObjetivoFluxogramaMapa de Riscos*
Processamento - procedimento padrãoRecebimento e processamento dos pedidos de conciliação envolvendo processos da União Federal, Conselhos de Classe, CEF, INSS e autarquias federaisem elaboraçãoem elaboração
Estatística da Conciliação da JF3ªRegiãoCompilar dados extraídos dos sistemas de 1.º (Sisjef e PJE) e 2.º graus (Gedpro e PJE) e informados manualmente pelas Centrais de Conciliação da capital e interior para composição da estatística da Conciliação de JF3ªRegiãoem elaboraçãoem elaboração
Ações sensíveis e de alta complexidadeGerenciamento das demandas recebidas para conciliação e que exigem procedimentos diferenciados em razão dos temas, tais como ações civis públicas, temas relacionados à indígenas, regularização fundiária, meio ambiente, dentre outrosem elaboraçãoem elaboração
Plataforma Covid 2019 - auxílio emergencialDar processamento aos pedidos de auxilio emergencial negados ou cessados, originários dos JEFs e das reclamações pré- processuais instauradas no PJE 1.º grau, funcionando o Gabinete da Conciliação como intermediário entre o beneficiário do auxílio e a AGU, com estabelecimento de procedimento célere e específico durante período da pandemia da Covid19, para melhor atender ao interesse socialem elaboraçãoem elaboração
Formação de conciliadoresOrganização de cursos de formação de conciliadores e gestão das etapas teórica e práticas, com a manutenção dos registros de curso, certificados, informações sobre alunos e instrutores, expedição de certidão de conclusão de horas, envio para ressarcimento pelo valor de cursoem elaboraçãoem elaboração
Cadastro de conciliadoresGerenciar o cadastro de conciliadores formados por curso interno ou por instituições externas, mediante conferência da documentação pertinente e elaboração de portaria de nomeação como conciliador junto à JF3ªRegião; responder a consultas, expedir certidões, expedir portarias de desligamento e nomeaçãoem elaboraçãoem elaboração

 

 

Gabinete da Coordenadoria dos Juizados Especiais Federais da 3.ª Região (GACO)

Processo de TrabalhoObjetivoFluxogramaMapa de Riscos*
Atividade do GAP - Grupo de Análise Preliminar - das demandas de alteração do PJe, atinentes aos JEFs, TRs e TRUApreciação das demandas de alteração do Sistema PJE, encaminhadas para o GAP - Grupo de Análise Preliminar dos JEFs, TRs e TRU.em elaboraçãoem elaboração
Sessão de julgamento da Turma Regional de Uniformização - TRURealizar as atividades pré e pós sessão, bem como o acompanhamento e assessoramento da sessão de julgamento dos feitos pela TRU.FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Decisões monocráticas e despachos da Turma Regional de Uniformização - TRUAnálise e elaboração de minutas de decisões da TRU para despachar com o Exmo(a). Desembargador(a) Coordenador(a) dos JEFs (Presidente da TRU).em elaboraçãoem elaboração
Edição das Portarias referentes às Turmas Recursais (juízes presidentes juízes do juízo de admissibilidade e plantões)Elaboração e atualização das portarias de fixação dos juízes presidentes e que realizarão o juízo de admissibilidade, bem como dos plantões das Turmas Recursais.Não háNão é caso de análise pelo Comitê
Cadastro e comunicação aos JEFs, TRs e TRU dos temas STF, STJ e TNU.Procedimento de cadastro e comunicação aos JEFs, TRs e TRU dos temas STF, STJ e TNU recebidos.FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Cadastro de servidores e magistrados nos Sistemas da DATAPREVCadastro de servidores dos JEFs e TRs nos sistemas do INSS (SAT, CNIS e HISCREWEB) e abertura de chamados, junto a DATAPREV, quando necessário.FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Colaboração com a execução do Fluxo Célere da Pauta Incapacidade, firmado com a Equipe de Trabalho Remoto do INSS nos processos da pauta incapacidade (ETR/BI).Extração de Relatórios referentes aos feitos distribuídos perante os JEFs, da pauta incapacidade, para envio a Equipe de Trabalho Remoto do INSS - ETR-BI até que esses dados estejam disponíveis à Procuradoria via Sistema PJe.FluxoNão é caso de análise pelo Comitê
Coordenar  e operacionalizar as reuniões do Fórum Interinstitucional Previdenciário.Organizar e assessorar as Reuniões do Fórum Interinstitucional Previdenciário.em elaboraçãoNão é caso de análise pelo Comitê

 

Ouvidoria-Geral (OUVI)

Processo de TrabalhoObjetivoFluxogramaMapa de Riscos*
Gerir o projeto "TRF3 de Portas Abertas"Organizar e elaborar programação para a recepção de grupos de estudantes em visita orientada ao TribunalFluxoAprovado pelo Comitê em 21/10/2021
Intermediar a comunicação entre o cidadão e a Justiça FederalServir de canal de comunicação direta entre o cidadão e a JF3R, visando orientar, transmitir informações e colaborar no aprimoramento das atividades desenvolvidasFluxoNão é caso de análise pelo Comitê

*Os mapas de risco são analisados pelo Comitê Gestor de Riscos nas hipóteses previstas no art. 3.º da Portaria PRES. n.º 2143 de 13/01/2021

Publicado em 17/02/2020 às 15h03 e atualizado em 05/11/2024 às 12h54